Carta de Apresentação Pronta

Tão importante quanto construir um belo currículo profissional é saber como fazer uma carta de apresentação. Trata-se de um resumo pessoal, através do qual o candidato a uma vaga mostra aos recrutadores algumas informações valiosas. Escrever uma carta de apresentação diferenciada e seguindo os parâmetros corretos pode garantir uma colocação profissional no mercado.

A carta de apresentação é um método tradicional utilizado por recrutadores na hora da seleção. A maioria das empresas já se utiliza do formato virtual, disponibilizando um campo específico na página “trabalhe conosco”. Outras preferem receber os currículos e carta de apresentação por e-mail. Apesar de menos usual, ainda é possível encontrar empresas que recebem a carta apenas no formato impresso.

Descubra agora como fazer uma carta de apresentação em alguns passos simples. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, motivo pelo qual os candidatos devem procurar constantemente meios de se destacarem. O currículo profissional é uma das formas de sair na frente da concorrência, mas não é tudo. A carta de apresentação pode ser o grande diferencial.

Download - Modelo de Carta de Apresentação

Como fazer uma carta de apresentação por e-mail

Agora que você já sabe a importância de redigir uma boa carta de apresentação profissional, vamos aos elementos que não podem faltar em uma. O texto da apresentação é geralmente curto. Especialistas apontam que a partir de quatro parágrafos o texto já se torna cansativo para a leitura. Para fazer uma carta de apresentação matadora é preciso manter apenas as informações relevantes.

Muitas empresas solicitam que o envio do currículo seja através de e-mail. Nesses casos, uma dica valiosa é redigir a carta de apresentação no corpo da correspondência eletrônica. Dessa forma o recrutador vai visualizar muito mais facilmente o texto quando abrir o e-mail. Aconselha-se incluir sempre que possível o nome do profissional que vai receber o currículo bem no começo.

Quando não souber o nome do recrutador, pode começar com “Prezado recrutador”. No texto, mencione apenas aspectos positivos sobre a sua experiência profissional, suas qualidades pessoais e outras informações que julgar relevantes. Se você está se perguntando como fazer uma boa carta de apresentação, o segredo é nunca incluir informações negativas.

O que escrever na carta de apresentação

Um dos pontos principais que você deve levar m consideração na hora de escrever a sua carta de apresentação é a língua culta. Erros de português, principalmente aqueles grosseiros, podem facilmente resultar na sua desclassificação. Vale a pena revisar o texto duas, três vezes antes de enviar para a empresa.

Vamos falar agora como fazer uma carta de apresentação infalível. Pense no recrutador que estará lendo o material. O que ele quer saber sobre os candidatos? O que ele procura? A resposta é: diferenciais. Os recrutadores recebem centenas de currículos e cartas de apresentação diariamente. Por isso é importante focar no texto e mostrar todos os seus pontos positivos.

No texto, você precisa mostrar que sabe o que está fazendo. Se a vaga requer dos candidatos o preenchimento de alguns parâmetros, como pré-requisitos, vale a pena mencionar que está dentro de todos eles. Isso revela ao recrutador que você estudou tudo sobre a vaga e está realmente apto para realizar as atividades. Falar um pouco sobre a empresa também pode garantir pontos na hora da seleção.

Dicas para fazer uma carta de apresentação

Por fim, algumas dicas valiosas para você que está querendo aprender como fazer uma carta de apresentação. Lembre-se de que o seu currículo já inclui todos os aspectos importantes sobre você, a sua experiência e qualidades. A carta de apresentação deve funcionar como um resumo de tudo isso, destacando apenas as partes mais relevantes. Trata-se de um texto bem objetivo.

Palavras-Chave para Carta de Apresentação

Pense nela como uma forma de marketing pessoal. Através desse texto você precisa ganhar a atenção do recrutador, para que ele aprecie o seu currículo profissional e te considere para uma das vagas. Logo na primeira linha do texto as suas palavras devem cativar o recrutador, para só depois começar a falar sobre a sua experiência profissional e qualidades.

Viu só como é simples fazer uma carta de apresentação profissional? Seguindo essas dicas e passos você será capaz de construir um texto curto, resumido e com as informações certas. Os recrutadores levam esse texto muito à serio na hora de escolher os candidatos para as vagas.

Saia na frente da concorrência, dedique algum tempo redigindo e revisando a sua carta de apresentação. E nada de utilizar a mesma carta para várias empresas, pois cada uma possui peculiaridades que você precisa levar em consideração. Boa sorte!

Leave a Reply