Como Fazer Um Bom Resumo Profissional?

Se você está atualmente buscando o emprego dos seus sonhos, é essencial saber construir um resumo profissional. Em um momento voltado para plataformas online como o LinkedIn, a concorrência é alta e a competição se mostra forte em qualquer área.

A melhor maneira de se destacar como candidato, é, sem dúvidas, através de seu resumo profissional. Ele agrega em um documento só as principais informações sobre seus potenciais empregatícios e deve causar um impacto rápido em quem estiver lendo suas informações.

Sem ganhar a atenção de seu potencial futuro chefe logo no início do processo de leitura, você pode perder sua vaga para outros candidatos, mesmo que o melhor sobre sua vida profissional esteja camuflado no fim do papel. Como esse documento é profissional, existem também algumas regras e dicas a serem seguidas.

Como Fazer um Bom Resumo Profissional?

Em suma, sem um currículo marcante e segmentado, você pode não receber a chamada para uma entrevista, por mais que seja espetacular em suas qualificações, portanto, confira dicas para criar o resumo profissional perfeito e conseguir a melhor exposição possível para si mesmo.

O que deve estar presente em seu resumo profissional?

Existem 3 componentes-chave para a construção de um bom resumo profissional: estratégia, formato e conteúdo. O formato é o primeiro a ser visto, enquanto o conteúdo é o centro do seu currículo. Porém, é a estratégia que realmente fará a diferença.

– A ordem e a ênfase que você dá para todos os detalhes de seu resumo profissional podem afetar significativamente a forma como ele é percebido. Inicialmente, considere o que seria mais valioso para o trabalho que você está buscando e invista nisso.

Por exemplo, se você não tem a experiência de trabalho certa para a vaga, você pode, ao invés de falar sobre isso, trazer o foco principal para as habilidades que você tem. Apenas isso já é capaz de colocar você na lista como um excelente candidato.

Como Fazer Resumo Profissional

Você também deve estruturar cada uma das seções individuais do seu resumo, ordenando todos os detalhes do mais importante ao menos importante. Isso garante que a informação que deseja que as pessoas vejam seja lida da forma certa.

– Use as palavras-chave adequadas para o trabalho que busca! Você sabia que muitos empregadores usam bancos de dados digitais para procurar candidatos que eles acham adequados para suas vagas?

Ao fazer essas pesquisas, eles se pautam em palavras-chave específicas para os fins que procuram. Se você não tiver em seu resumo profissional as palavras-chave que eles estão procurando, eles não vão encontrar você e você não terá chance de ser nem ao menos considerado.

– Se você deseja que seu currículo seja visto pelos empregadores certos, você vai querer ser estratégico sobre como você usa palavras-chave em seu currículo. Considere quais tipos de habilidades ou experiências que um empregador pode estar procurando e adicione-os ao seu currículo se eles forem aplicáveis.

– Não basta apenas dizer que você é um trabalhador nato ou que é analítico. Não há nenhuma prova por trás dessas palavras e um empregador não pode simplesmente confiar nela antes de conhece-lo.

Quantifique e adicione detalhes para mostrar o seu escopo e ajude seu chefe a entender rapidamente o que você fez, como você adiciona valor a seus projetos e como você poderia potencialmente ser um adicional para ele.

Use qualquer espaço em branco como uma vantagem e não minta!

Para tornar o seu resumo profissional fácil de ler, não construa um grande bloco de textos. Divida-os rotulando claramente cada seção com um título arrojado e chamativo.

Além disso, não minta! Muitas pessoas ainda optam por mentir em seus currículo, o que nunca é uma boa ideia e não demonstra profissionalismo. Não deixe isso acontecer com você e seja sincero.

Não tente enfeitar seus dons pensando que isso vai ajudá-lo a conseguir o emprego. As probabilidades são de você ser pego em sua mentira e acabar perdendo a oportunidade dos seus sonhos. Caso precise aumentar alguma característica sua, faça-o sutilmente na entrevista.

Finalmente, revise muito e cuidadosamente o seu resumo profissional! Erros ortográficos e gramaticais são imperdoáveis para o mercado competitivo atual e só podem atrapalhá-lo. Portanto, foque-se em uma boa revisão e peça ajuda de um amigo ou familiar caso seja necessário!

Leave a Reply