Como Fazer um Currículo Online

Uma pesquisa recente descobriu que 30% das pessoas navegam na internet para pesquisar pessoas no trabalho ou potenciais contatos comerciais. Isso significa que ter o currículo online perfeito é essencial para se preparar para um novo caminho profissional para você.

As implicações desta estatística são enormes para quem procura avançar na sua carreira. Se você está procurando por um novo emprego, é seguro assumir que pelo menos alguns empregadores estão executando uma pesquisa na Internet antes de perceber sua existência.

Como Fazer um Currículo Online

Se você está atualmente empregado, você pode apostar que alguns de seus funcionários, colegas e parceiros de negócios estão procurando você online. Você sabe o que eles estão encontrando?
Você pode pensar que os resultados da pesquisa online são bastante arbitrários, mas esse não é o caso. O melhor dentre a gama de currículo online será certamente visto por diversos perfis e terá mais chances de ser contratado!

Para criar um currículo online, recomendamos os sites Faz Currículo e Curriculum Profissional.

Como construir um currículo online?

Aqui estão apenas algumas razões pelas quais ter um currículo online e uma presença marcante na internet é crucial para sua contratação e, consequentemente, para o avanço da sua carreira:

  • Seus funcionários, colegas e superiores irão buscá-lo online;
  • Recrutadores e executivos de RH podem procurá-lo antes de decidir entrevistá-lo;
  • Antigos colegas podem tentar encontrá-lo para oferecer-lhe uma oportunidade;
  • “Headhunters” podem usar a web para encontrar potenciais candidatos para uma nova vaga;

Não há dúvida de que alguém, em algum lugar, irá buscá-lo online durante os próximos 12 meses. A única questão é o que eles encontrarão, e isso depende muito de você.

– Seu currículo precisa ser facilmente legível – ou não será lido. Escolha uma fonte simples, como Arial, Calibri ou Helvética. O tamanho da fonte no corpo do currículo deve ser 11 pontos ou maior. Caso contrário, os gerentes de contratação terão dificuldade em lê-lo.

– Digite seu nome em negrito no topo em fonte 14 pontos ou maior. Não se esqueça de adicionar suas informações de contato. Idealmente, você deve usar margens ao redor de seu currículo online para reter espaço em branco.

– Os títulos, como “Experiência de trabalho” e “Educação”, devem ser destacados. Os títulos devem ter uma fonte maior do que o texto no corpo do currículo, de preferência em tamanho 14. Use negrito e destaque os nomes das empresas que trabalhou, e negrite ou deixe itálico seus títulos.

– Preste muita atenção à gramática e à ortografia. Remova todas as marcas vermelhas de erro. Use a opção “Revisão” no Microsoft Word para se certificar de que eles não estão apenas escondidos da vista e não podem aparecer no computador de outra pessoa quando eles o abrem.

– Inclua seu perfil de carreira. O seu resumo de carreira no topo de seu currículo online deve sempre ser adaptado ao posto para o qual você está se candidatando e deve dar ao empregador uma breve noção que se concentra no que você pode trazer ao papel e à empresa.

– Construa com cuidado as seções de “Experiência de Trabalho” e “Educação”. Se você estiver trabalhando atualmente, “Educação” deve ir abaixo “Experiência”.

A única exceção será se você estiver mudando de carreira e não tiver experiência de trabalho no novo campo. Nesse caso, seu “Educação” pode estar acima da “Experiência de Trabalho”, mas apenas se estiver diretamente relacionado ao campo que deseja atuar.

– Use a ordem cronológica reversa para escrever sobre sua experiência de trabalho. Inclua os nomes das empresas, descrições muito breves – se elas não forem muitos conhecidas, locais, datas e seus títulos.

Liste suas habilidades extras em seu currículo online!

Liste habilidades e técnicas únicas ou relevantes para o trabalho que você está concorrendo. Se você conhece línguas estrangeiras, pertence a organizações conhecidos ou fez algum trabalho voluntário significativo ou relevante, inclua isso em seu currículo online.

Destacar suas experiências relevantes logo após o início do currículo e demonstrar exemplos específicos do seu trabalho e seus resultados são boas ideias. Igualmente importantes são a gramática, a ortografia, a fonte e a formatação consistente de seu currículo.

Finalmente, cadastre seu currículo online no máximo possível de sites permitidos para cadastramento. Assim, você estará sempre na mira do mercado, mesmo que tenha que pagar um pouco por isso. Boa sorte!

Leave a Reply