Como Fazer um Projeto de Pesquisa Pelas Regras da ABNT

Um projeto de pesquisa que é feito pelas normas da ABNT, geralmente seguem o seguinte padrão pré-estabelecido, que pode vir com algumas alterações de nomenclatura, mas que, no fim, possuem o mesmo propósito:

  • Capa
  • Folha de Rosto
  • Epígrafe
  • Sumário
  • Introdução
  • Problematização
  • Hipóteses
  • Objetivos
  • Referências

A capa é opcional e deve conter a cidade em que o projeto é realizado, o título do projeto, o nome do autor e a data do documento. A folha de rosto, por outro lado, é obrigatória. Ela deve conter o nome do autor, o título e o subtítulo do projeto, bem como seu local e ano.

Projeto de Pesquisa Pelas Regras da ABNT

A epígrafe nas normas da ABNT deve conter uma citação ou pensamento no final de sua folha, não devendo jamais conter um título. O autor da citação deve estar presente e alinhado à direita, entre parênteses.

Saiba mais na hora de fazer seu projeto de pesquisa segundo as normas da ABNT

O sumário é um elemento obrigatório e lista as divisões do trabalho, facilitando para que o assunto buscado seja diretamente acessado. As informações devem condizer com o texto.

– Introdução: é o que leva o leitor a se interessar por seu projeto de pesquisa. Deve apresentar de forma teórica e embasada o contexto de sua pesquisa, citando estudos reconhecidos em relação à sua pesquisa e descrevendo a proposta do trabalho.
– Em seguida, deverá acontecer a problematização das questões apontadas, captando ainda mais o interesse de quem lê o projeto. Deve estar específico o contexto a ser trabalhado e a razão de fazê-lo.
Essa problematização deve acontecer em torno de algumas hipóteses a serem investigadas, demonstrando a seu leitor seu entendimento sobre o assunto através das análises de autores conceituados da área.
– Apresentar em seguida os objetivos da pesquisa também é uma tarefa importante. Os objetivos podem ser divididos entre um objetivo geral e alguns específicos. Eles devem pontuar aonde sua pesquisa deseja chegar ou o que deseja comprovar.
– É essencial passar por todos esses processos através de referências bibliográficas consistentes e que possuam credibilidade. Não devem ser usadas referências advindas de portais e sites comuns, sendo sempre essencial investir em arquivos advindos de estudos.

Projeto de Pesquisa

As referências devem estar contidas na última página do projeto de pesquisa segundo as normas da ABNT, sendo recomendado o uso mínimo de dois autores centrais e principais e quantos secundários mais forem necessários.

Medidas pedidas nas normas da ABNT

Os projetos devem ser entregues em papel branco, digitados na cor preta, exceto no caso de ilustrações. É importante se atentar a números e medidas precisas que são parte das normas da ABNT:

  • Fonte: Na hora de digitar, a fonte do texto deve ser Times New Roman, tamanho 12 ao se tratar de texto normal, tamanho 10 em citações com mais de três linhas e recuadas, notas de rodapé, paginação e as legendas das ilustrações e tabelas.
  • Alinhamento e espaçamento: O alinhamento da parte de texto deve ser justificado e seu espaçamento deve ser de 1,5 cm.
  • Os títulos das subseções deverão ser colocados a parte do texto que os precede ou que vem após eles – por um espaço. Parágrafos devem ter um recuo de 3cm na linha 1, analisando-se que as citações com mais de três linhas devem ser recuadas ao todo em 4cm.
  • As margens devem ter 3cm de margem superior – importante não confundir com um anexo – e 3cm em sua esquerda, bem como 2cm em sua margem inferior e 2cm em sua margem direita.
  • Os números das páginas devem ser dispostos de forma corrida e sequencial, em algarismos arábicos (1, 2, 3…) que se iniciam a partir da página de rosto, porém numerados apenas na introdução. Portanto, se houver 5 páginas antes da introdução, esta deverá ser numerada como 6. Essa numeração deverá estar no canto superior direito da página.
  • Siglas e abreviaturas: quando surgirem pela primeira vez no texto, devem estar colocadas após o nome por extenso e entre parênteses. Ex: Associação Brasileira de Normas Técnicas (normas da ABNT).

Regras da ABNT

Conhecendo ao máximo as essenciais normas da ABNT para a construção de projetos, seu projeto de pesquisa se torna adequado para participar de congressos e para buscar diversas oportunidades acadêmicas para seu futuro!

Leave a Reply