Como Fazer Uma Redação Dissertativa

Saber como fazer uma redação dissertativa, é o desejo de muitos estudantes hoje em dia, afinal de contas, uma boa redação pode ser o diferencial em muitas provas de vestibular e exames, como o ENEM, por exemplo.

Se você ainda tem dificuldade em desenvolver uma redação dissertativa de qualidade, não se desespere, pois este problema tem solução! Nesse post, ensinaremos um passo a passo simplificado de como fazer uma redação dissertativa.

Como Fazer Uma Redação Dissertativa

Mas antes, entenda um pouco sobre o que é e quais características uma redação dissertativa deve ter. Confira!

O que é uma redação dissertativa?

A redação dissertativa é um estilo que se caracteriza pela demonstração de defesa a cerca de um determinado assunto. Ou seja, a partir do momento em que o tema da redação é exposto, você deve analisar, debater e apresentar a sua opinião acerca do tema abordado.

Para fazer uma redação como essa, é preciso estar com o português afiado. Além disso, você também precisa escrever suas ideias de forma clara e objetiva, para que o leitor da sua redação entenda bem qual é o seu ponto de vista no texto em si.

Vale lembrar também que, em uma redação dissertativa, não basta apenas expor a sua opinião. Nesse caso, é fundamental que ela seja justificada, com argumentos, de modo a convencer o leitor de que a sua ideia esta correta.

Como fazer uma redação dissertativa com este passo a passo incrível

Para gerar bons resultados em qualquer exame, uma redação dissertativa deve apresentar uma estrutura adequada. Normalmente, uma redação desse tipo é dividida em três partes:

  • Introdução: 2 a 3 parágrafos, contendo um resumo sobre o que será abordado na redação;
  • Desenvolvimento: 2 a 4 parágrafos. No desenvolvimento, você deve explicar a sua argumentação, bem como discutir o tema da redação de modo integral;
  • Conclusão: 1 a 2 parágrafos, onde você vai realizar o fechamento do seu texto.

Uma vez sabendo a estrutura que uma redação dissertativa deve ter, agora você deve seguir para o passo a passo que vai lhe ensinar como fazer uma redação dissertativa. E o primeiro passo é:
1.Garantir que cada parte do seu texto seja cumprida
Para garantir uma boa redação dissertativa, é importante que você se certifique de que cada parte do seu texto seja cumprida com excelência.
E para isso, é necessário, primeiramente, que você deixe claro o que pensa logo na introdução. Feito isso, o passo seguinte consiste em levantar as argumentações que justificam o seu pensamento e inseri-las no desenvolvimento.
Vale lembrar, que no desenvolvimento você deve justificar a sua forma de pensar sobre o tema, e não expor soluções para o problema, certo?!

Na conclusão, você deve expor a sua conclusão geral sobre o tema, ou seja, que lição tirou acerca do tema abordado.

É importante que se preocupe com a produção de cada etapa que compõe o texto dissertativo, pois é assim que a sua redação será avaliada.

2.Procure anotar as ideias que nortearam as suas justificativas no texto
O passo seguinte para você saber como fazer uma redação dissertativa, é procurar anotar as ideias principais do texto, pois serão elas que guiarão você para a formulação das suas justificativas no texto.

Por exemplo, se o tema do texto é “ressocialização de ex-presidiários”, uma das coisas que deve fazer logo de cara é procurar anotar fatos e ideias relacionados a esse tema, que são do seu conhecimento.

Anote todas as suas ideias sobre o tema, sem se preocupar com a estrutura do texto. Nesse momento, a sua atenção deve estar voltada em registrar bem essas ideias, para formular argumentos que tornem a sua redação o mais assertiva possível.

3.Estruture o seu texto
Se antes você tinha que se preocupar em anotar as ideias principais do texto para formular suas argumentações, agora o seu foco deve estar voltado para a estrutura da redação.
Assim que todas as suas argumentações já estiverem definidas e anotadas, o passo seguinte para você saber como fazer uma redação dissertativa, consiste em estruturar e fazer o seu texto.

Procure aplicar cada ideia no seu devido lugar e antes de entregar a sua redação, verifique se há algum erro de concordância ou na grafia do seu texto, pois estes detalhes também podem contar pontos para a sua redação.

4.Treine sempre
Por fim, não forma melhor de aprimorar a sua redação dissertativa, do que treinar sempre. Procure fazer redações sobre temas da atualidade, para treinar não apenas a sua capacidade de argumentação, mas também a sua escrita.

Seguindo direitinho os passos acima, sem duvida alguma, você saberá como fazer uma redação dissertativa com excelência!

Leave a Reply