Como Fazer uma Resenha Crítica

Você sabe como fazer uma resenha crítica? Trata-se de um trabalho bem simples, mas que muita gente sente dificuldade na hora de executar. Mais do que simplesmente resumir uma obra, a resenha crítica demanda certas habilidades específicas. Descubra agora os elementos que devem estar presentes nesse tipo de trabalho e aprenda como fazer.

Muito exigida em escolas e universidades, a resenha crítica possibilita compreender os principais pontos de uma obra. Além de sintetizar a ideia de determinado autor, a resenha crítica deve englobar alguns elementos. Entre eles a interpretação, a crítica e a comparação com outros trabalhos existentes que sejam relacionados ao assunto.

Como Fazer uma Resenha Crítica

Para fazer uma boa resenha critica é preciso identificar os argumentos levantados na obra a ser resenhada. Os argumentos e premissas levantadas na obra devem ser analisados de forma sistemática, com base no estado da arte e na opinião daquele que está fazendo a resenha.

Diferença entre uma resenha e uma resenha crítica

Na resenha tradicional, espera-se do resenhista o detalhamento dos principais pontos de uma obra, sem emissão de opinião ou crítica. Dessa forma o trabalho final é basicamente um resumo da obra completa, ou seja, uma versão condensada do material. A resenha serve para facilitar a compreensão sobre o material. E ler uma resenha é bem mais rápido do que ler a obra completa!

Uma resenha crítica, por sua vez, vai além de um simples resumo. Ela deve agregar também a opinião fundamentada do resenhista, no sentido de concordância ou discordância. Como a opinião precisa ser fundamentada para ser considerada uma crítica, o resenhista deve entender o assunto da obra.

Espera-se de uma resenha crítica que ela contenha os principais argumentos levantados na obram, interpretados de acordo com a visão do resenhista. Para fazer uma resenha crítica é necessário ficar atento também ao tamanho. Assim como em uma resenha, o texto final deve ser breve e preciso, contendo as informações mais relevantes.

Estrutura de uma resenha crítica

Se você está procurando saber como fazer uma resenha crítica, o melhor é começar pela estrutura desse trabalho. Existem alguns elementos essenciais que devem aparecer no texto. Entre eles está a identificação da obra, com o nome do autor, ano de publicação do trabalho e outros detalhes que forem exigidos.

O local para inserir esses dados vai depender muito das normas estabelecidas pela entidade que está exigindo a resenha. Veja agora os principais elementos que compõe a estrutura de uma resenha crítica:

  • Identificação da obra: com menção ao autor, ano de publicação, endereço para acesso (caso se trate de uma obra virtual);
  • Apresentação da obra: essas informações permitem aos leitores da resenha saber qual o assunto da obra que foi resenhada. Trata-se de uma introdução ao texto.
  • Descrição da estrutura da obra: falar acerca da obra em si, se está dividida em capítulos, quantos são e outras informações relevantes.
  • Descrição do conteúdo: síntese do conteúdo apresentado na obra.
  • Crítica: trata-se da opinião do resenhista sobre a obra resenhada. Quando falamos em opinião é preciso levar em consideração que se trata de um posicionamento fundamentado. A crítica deve servir para aprimorar o texto, mostrar suas falhas, acertos e sugerir melhorias.
  • Recomendação da obra: para que futuros leitores possam conhecer também a obra que foi objeto de resenha.
  • Identificação do autor da resenha: dados sobre o resenhista.

Em cada trabalho científico a ordem desses elementos pode variar. O certo é que eles devem estar presentes para que a resenha seja considerada completa.

Dicas para fazer uma resenha crítica

Agora que você já sabe como fazer uma resenha crítica e quais os seus elementos, está na hora de ficar por dentro de algumas dicas básicas. Sempre que for fazer uma resenha crítica, leia toda a obra a ser resenhada. Nada de ler apenas alguns tópicos ou os últimos parágrafos de cada capítulo, pois os principais argumentos podem estar escondidos.

Uma boa resenha é aquela que consegue abarcar todo o conteúdo da obra, sem ser muito extensa. Isso significa que você deve ser breve e objetivo ao escrever. Informações que não sejam relevantes para a compreensão dos argumentos devem ser deixadas de fora. Lembre-se: para fazer uma resenha crítica de qualidade a regra é “menos é mais”.

Por fim, lembre-se de dar a sua opinião de forma fundamentada, de preferência fazendo referência a outros trabalhos sobre o assunto. Dessa forma você passará credibilidade ao texto final. A resenha crítica é considerada um trabalho científico de pesquisa e, como tal, deve estar ancorado em saberes empíricos, seja do resenhista ou da comunidade acadêmica.

Leave a Reply