Como Numerar Páginas no Word

Seja para fazer um trabalho da faculdade ou um projeto profissional, o Word é uma ferramenta essencial. Trata-se do melhor programa para digitação e edição de textos mais usado no mundo todo, com grande número de funções e opções. A maioria dos computadores já vem com o programa instalado. O que pouca gente sabe é como numerar páginas no Word. Nesse artigo vamos ensinar o passo a passo.

Como Numerar Páginas no Word

Na hora de escrever o seu trabalho acadêmico, monografia, TCC ou mesmo um trabalho profissional, é importante inserir o número da página. Trata-se de uma numeração que indica a sequência lógica das páginas. O número pode ser inserido em vários locais da página, como rodapé ou no topo. Aprenda como numerar páginas no Word 2017.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos usuários desse programa é na hora de inserir o número da página em páginas específicas. Para numerar todas as páginas do Word o processo é simples, sendo realizado sem grandes dificuldades até por pessoas inexperientes. Uma das vantagens do Word é que o programa é bastante intuitivo.

Nesse tutorial você irá descobrir os dois métodos para inserir número de página no Word. O primeiro deles é voltado para numeração integral do documento. Já o segundo método é indicado para quem precisa inserir a numeração começando por uma página específica do documento.

Como numerar páginas no Word: desde a primeira página

Para numerar páginas no Word começando desde a primeira basta ir no menu “Inserir”, clicar na opção “Número de página” e escolher uma das várias opções de numeração disponíveis no programa. Entre elas você encontrará a de inserir o número no rodapé ou no topo da página. Também é possível determinar se o número irá aparecer centralizado, na lateral direita ou esquerda do documento.

Dessa forma todas as páginas do arquivo vão contar com um número, começando em ordem crescente. Viu só como é simples inserir número de página no Word? Agora, se o seu objetivo é numerar começando de uma página específica, o procedimento é um pouco diferente.

Geralmente é necessário começar por uma página específica quando o arquivo conta com páginas especiais. Isso ocorre, por exemplo, nas monografias, que começam a ser numeradas a partir do corpo do texto. Sumário, capa e contracapa não recebem o número, apesar das páginas serem computadas. Por isso separamos um tutorial mais completo, que vai te auxiliar nessa tarefa.

Como numerar páginas no Word: começando por página específica

Quando o trabalho exige que algumas páginas não recebam o número, é preciso seguir outro tutorial. Isso porque o primeiro método só funciona para numerar todas as páginas, sem distinção. Se tentar fazer através dele, verá que capa, contracapa e outras páginas também serão numeradas de forma automática pelo programa.

Apesar de ser um pouco diferente, o grau de dificuldade é baixo. Basta seguir os passos abaixo e você conseguirá realizar o procedimento sem muita dor de cabeça. Veja como inserir número de página no Word.

  1. O primeiro passo é inserir uma quebra de página no documento. Trata-se de uma opção disponível pelo programa. Essa função faz com que as páginas fiquem separadas virtualmente. Para fazer isso, vá até a última palavra da página que não deve receber numeração. No menu “Layout” escolha a opção “Quebras” e em seguida “Próxima página”.
  2. Feito isso, clique duas vezes seguidas de forma rápida na página que foi criada no arquivo (duplo clique). No menu suspenso “Design”, desmarque o quadrinho que diz “Vincular ao anterior”.
  3. Agora, siga para o menu “Inserir”, depois em “Número de página” e escolha uma das várias opções de numeração disponíveis no programa.
  4. Prontinho, suas páginas já estarão com numeração. Detalhe importante: se você precisa contar as páginas anteriores (as que não receberam número), precisará inserir a numeração começando por um número específico. Isso porque a numeração, por padrão, começa no número 01.
  5. Para formatar o número de página basta ir em “Número de página” e depois em “Formatar”. Escolha o número com que deseja começar clicando em “Iniciar em” e pronto. O seu documento estará numerado de acordo com as regras. Não se esqueça de dar um “Ok” para confirmar e salvar todas as alterações realizadas no documento.

Viu só como é simples numerar páginas no programa Word? Esse procedimento pode facilitar muito a vida de quem está precisando fazer um trabalho da escola, faculdade ou projetos profissionais. O número de página ajuda tanto quem está fazendo o trabalho quanto quem vai recebe-lo, pois permite identificar a sequência lógica do material.

Leave a Reply