Currículo com Foto? É Necessário?

Dentre as várias dúvidas existentes entre os candidatos à vagas de emprego, existe uma que se destaca bastante. A dúvida se refere à foto no currículo: ela é mesmo necessária? Este artigo busca explicar e tirar todas as dúvidas em relação à fotos no currículo, se ela é mesmo necessária e como deve ser feito em caso de necessidade.

Currículo com Foto

Por que seria necessário colocar foto no currículo?

É sempre bom entender que o currículo é basicamente o seu cartão de visita. Portanto, para ter maiores chances de ser contratado, causar uma boa impressão é algo ótimo. Por mais que os currículos sejam considerados tão importantes para a vida de alguém que está procurando um emprego, muitos acabam errando e perdendo a oportunidade de preencher a vaga nos quais se candidataram.

Para causar uma boa impressão, muitos acreditam que colocando uma foto no currículo auxiliará nisso. Entretanto, existem controvérsias em relação a esse assunto.

Quando colocar foto no currículo?

Para muitos especialistas, as fotos em currículos só devem aparecer se a empresa na qual o candidato está se candidatando exige na hora de fazer o currículo. Essa é a regra principal: colocar fotos em currículos apenas quando a empresa exigir para ser selecionado naquela vaga ou quando a empresa tornar opcional a foto.

Foto no Currículo

Como a foto deve ficar?

Por conta do currículo ser algo muito mais profissional, é necessário tratá-lo dessa forma. Fotos podem impressionar, mas o currículo deve destacar as experiências e qualificações do candidato, não sua beleza – se o cargo não exigir beleza, é claro. Apesar disso, algumas vagas podem não requisitar explicitamente, deixando nas mãos do candidato a colocação ou não da foto no currículo. Por exemplo: uma vaga para recepcionista de eventos não necessariamente requisitará beleza, no entanto, vai do julgamento do candidato se ele colocará a foto. E, se a vaga requisitar, melhor ainda.

A foto de um currículo deve ser no estilo das fotos de carteira de identidade ou de motorista, fotos 3×4 mesmo. Não é necessário ficar com uma cara muito séria na foto mas sem dúvidas não pode exagerar no sorriso e nem forçar simpatia.

Por ser uma foto de um documento que será utilizado profissionalmente, a foto não pode de maneira alguma ser pessoal, com namorado(a) ou amigos(as) aparecendo na foto. Além disso, é de preferência que a foto seja batida em um fundo branco.

Para saber se a foto está de acordo ou não, o candidato pode responder a três perguntas:

  • Para preencher a vaga é necessário ter uma boa aparência?
  • A foto tem um bom enquadramento, foco e qualidade?
  • A aparência na foto está boa?

No caso de todas as perguntas serem respondidas com sim, a foto pode ser colocada no currículo caso requisitada. Caso contrário, se qualquer uma das questões apresentar a resposta “não”, é interessante indagar se a foto deve mesmo ser colocada. Colocar uma foto atual é essencial, sem dúvidas.

Currículo Foto

Uma dica para as mulheres: pode usar maquiagem, mas sem exagero. O intuito do currículo, como já citado, se refere a relevar as qualificações e experiências profissionais, não a beleza por si só. Além disso, é sempre bom utilizar fotos mais formais, sem decotes ou biquínis.

Como dito acima, alguns cargos englobam menos formalidade como publicidade ou artes e geralmente requisitam foto no currículo. Para esses cargos, a foto pode ser menos formal. Além de tudo isso, vale ressaltar novamente que a foto, se for colocada, deve estar no formato 3×4 sem muito destaque no currículo.

Em suma, a foto só pode ser colocada no currículo se for essencial e requisitada pela empresa. Caso ela for opcional, procure não colocá-la. Mas, se necessária, existem algumas regras que devem ser ressaltadas e destacadas. A foto não deve ser destaque pois o currículo tem o intuito de mostrar as qualificações profissionais e não a beleza, salvo exceções.

As fotos de currículos devem ter um formato 3×4 um pouco menos formal. Vale dar um sorriso para não parecer com a cara fechada e se mostrar um pouco mais simpático. Entretanto, deve-se tomar cuidado para não forçar o sorriso e forçar simpatia. Antes de colocar a foto no currículo, é bom revisar as três perguntas citadas nos parágrafos anteriores. Por fim, se todos esses requisitos estiverem de fato cumpridos, você poderá colocar sua foto no seu currículo sem problemas.

Leave a Reply