Curriculum Vitae PDF

Nesse mundo onde o currículo digital acaba sendo muito mais utilizado do que a versão impressa, surge a dúvida: curriculum vitae PDF ou no formato doc (Word)? Nesse artigo, falaremos sobre as vantagens de cada um desses formatos de currículo digital e daremos algumas dicas para a elaboração de um bom curriculum vitae.

Curriculum Vitae PDF

Curriculum vitae PDF ou doc: as vantagens de cada formato

O formato de curriculum vitae PDF é mais “leve” quando comparado a um currículo formato doc ou docx, o que significa que o modelo em PDF demora menos tempo para ser carregado e enviado. Essa é a primeira vantagem do currículo em PDF.

Além disso, o currículo PDF mantém a formatação original, incluindo fonte, cor da fonte e margens, evitando problemas de visualização. Isso garante que seu currículo será visto exatamente da forma como foi elaborado e não sofrerá alterações, independente do leitor utilizado para ver o arquivo.

Download - Modelo de Currículo

Já um currículo em formato doc ou docx, que pode ser criado no MS Word ou LibreOffice Writer, ainda é considerado por muitos o modelo “padrão”. Uma vantagem desse formato de currículo é que ele pode ser lido por sistemas de informática, no caso de empresas que fazem a triagem inicial dos currículos utilizando softwares.

Quando for enviar um currículo pela internet, fique atento às instruções que geralmente constam na página de envio. Confira os formatos que são permitidos, curriculum vitae PDF, doc ou docx. Se o sistema só permite um formato, será neste que você deverá mandar. Porém, se for possível enviar tanto em PDF quanto no formato doc, optar pelo curriculum vitae PDF é uma boa ideia, pelas vantagens que citamos anteriormente.

Portanto, o ideal é que na hora de mandar seu currículo pela internet, você disponha tanto do modelo em PDF quanto no formato doc. Basta criar seu currículo utilizando o MS Word ou LibreOffice e depois convertê-lo para PDF ou gerar um currículo diretamente em formato PDF.

Como fazer um curriculum vitae PDF

Criar um currículo no formato DOC ou DOCX e depois convertê-lo para o formato PDF é muito simples e pode ser feito através de ferramentas gratuitas online. Primeiro você deve criar seu currículo normalmente, utilizando o editor de texto MS Word ou LibreOffice Writer (gratuito).
Como o curriculum vitae em PDF dá mais trabalho para ser editado, só converta seu documento para este formato depois de revisá-lo e formatá-lo adequadamente. Você pode pelo próprio Word, salvar no formato PDF ou até mesmo colocar para imprimir o arquivo e escolher como saída da impressão o formato PDF.

Para converter seu currículo do formato doc ou docx para PDF, existem vários sites que oferecem esse serviço gratuitamente na internet. Em geral, basta anexar seu arquivo no formato Word, solicitar a conversão clicando num botão e depois baixar o arquivo PDF. Nós recomendamos o site I Love PDF.

Você pode ainda criar seu currículo diretamente em PDF, utilizando uma ferramenta online gratuita de geração de curriculum vitae PDF. Fique igualmente atento para que o documento final não contenha erros.

Dicas para elaborar um bom curriculum vitae PDF ou doc

O formato no qual o currículo será salvo é a última coisa com que se preocupar. Primeiro, você deve conhecer as regras básicas para criar um currículo eficiente, que aumente suas chances de obter sucesso em processos de seleção.

→ Clique Aqui e Confira 4 Modelos em PDF para os mais variados cargos

Um currículo deve conter necessariamente:

  • Suas informações pessoais, como nome completo, endereço, data de nascimento, telefones de contato e e-mail.
  • Seu objetivo profissional, que é o cargo ou área específica para a qual você está se candidatando.
  • Sua experiência profissional, preferencialmente relacionada ao cargo ou área de interesse.
  • Formação acadêmica; Ensino Médio (caso este seja o seu mais alto nível de instrução) ensino técnico, graduação, especializações, mestrado e doutorado. É importante citar o ano de conclusão e instituição de cada curso.
  • Idiomas, caso domine alguma língua estrangeira.
  • Conhecimentos em informática.
  • Informações adicionais, como trabalho voluntário, intercâmbio e participações em eventos.

Todas as informações incluídas no currículo devem ser verdadeiras, lembrando que o recrutador terá como conferi-las e mentir pode acabar com todas as chances de ser contratado. Quem não tem experiência deve compensar isso focando na formação acadêmica e citando experiências como intercâmbio cultural, voluntariado e trabalhos temporários. Neste caso, é aconselhável utilizar um modelo de currículo simples específico para quem não tem experiência.

Depois de redigir o currículo, chega a hora da revisão. Revise várias vezes para assegurar que nenhum erro ortográfico, de gramática ou digitação restou. Um currículo com erros causa uma péssima impressão perante os recrutadores.

Por fim, é só salvar as versões finais, no modelo doc ou docx e curriculum vitae PDF, enviar para as empresas e aguardar o retorno.

Como vimos ao longo do artigo, o curriculum vitae PDF oferece algumas vantagens quando comparado ao formato doc, embora este último ainda seja preferido por uma parte dos recrutadores e empresas. O importante é prestar atenção na hora de enviar o currículo pela internet, observando quais formatos são permitidos. Independentemente do formato, ter um currículo bem elaborado e revisado é o primeiro passo para conquistar uma oportunidade de trabalho.

Leave a Reply