Curso MOPP – Senai e Sest Senat

Para quem atua no mercado como motorista, lidando com o transporte de cargas perigosas, é preciso ter mais do que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A legislação exige ainda que o motorista faça um curso específico, chamado de MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos).

Curso MOPP

Os cursos MOPP Senai e Sest Senat são uma ótima opção para quem deseja atuar nesse mercado. Se você é motorista e deseja estar preparado para lidar com a movimentação de cargas perigosas, está na hora de fazer o curso. Atender a esse requisito legal é fundamental para conseguir uma vaga de emprego.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma das instituições brasileiras que oferecem o curso MOPP. Além disso, você pode optar por realizar o curso MOPP pela Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Todas essas instituições aplicam o curso, com reconhecimento nacional.

Atualmente, conseguir uma colocação no mercado de trabalho está cada vez mais difícil. As empresas estão dando cada vez mais preferência por profissionais comprometidos, que tenham experiência e possuam a qualificação necessária para a realização da função. No caso dos motoristas de cargas perigosas, o curso MOPP é essencial.

Curso MOPP: para que serve e validade

O curso MOPP Senai não é apenas uma exigência das empresas. De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), todos os motoristas que lidam com a movimentação de produtos perigosos devem realizar esse curso. Após a aprovação, a informação passa a constar na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A validade do curso MOPP Sest Senat é de 5 anos, período após o qual o motorista deve fazer aulas de reciclagem, para revalidar o certificado obtido. Sem essa documentação, que atesta a fiel realização do curso, o motorista fica impossibilitado de lidar com cargas perigosas em sua atividade profissional.

Tudo sobre o curso MOPP Senai e Sest Senat

Uma das principais características do curso MOPP Senai é a sua duração. Trata-se de um curso bem rápido, cuja carga horária varia de 40 a 60 horas. Essa diferença fica por conta das instituições responsáveis por sua aplicação.

A realização pode ocorrer durante a semana e até mesmo aos finais de semana. Cabe ao motorista escolher o melhor período e horário para a sua realização, dentro das opções oferecidas pela instituição prestadora do curso.

Geralmente, esse curso também é encontrado em autoescolas, que cobram do motorista um valor pelo serviço prestado. O curso oferecido pelas autoescolas é válido e reconhecido pela legislação, mas não é gratuito, uma vez que se trata de instituições privadas com fins lucrativos.

Curso MOPP Gratuito

Quem deseja realizar o curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) de forma gratuita deve recorrer a instituições como o Senai e Sest Senat. Tratam-se de instituições sem fins lucrativos que permitem aos motoristas se aperfeiçoar, realizando o curso sem custo.

Para realizar o curso, você motorista deve ficar atento e procurar saber se essas instituições atendem na sua região. Todos os anos, centenas de turmas são abertas pelo país, possibilitando o ingresso de milhares de motoristas. As instituições estão espalhadas pelo território, atendendo principalmente nos grandes centros urbanos.

Por se tratar de um curso de baixa duração, em pouco tempo você terá o seu certificado e poderá atuar no mercado de cargas perigosas. O curso MOPP Senai é o caminho para quem deseja expandir a área de atuação e conseguir empregos mais bem remunerados no mercado.

Empregos que envolvem a movimentação constante de materiais perigosos tendem a ser mais bem pagos do que o transporte convencional. Dessa forma, ter essa qualificação pode ser um grande diferencial na hora de conseguir emprego. Muitas empresas retiram do processo seletivo os
candidatos que não possuam o curso.

Documentos para realizar o curso

Para que você consiga realizar o curso MOPP Sest Senat, será preciso apresentar alguns documentos. Listamos todos eles aqui, para que você possa se organizar:

  • 2 cópias (xerox) comuns da Carteira de Habilitação;
  • 3 fotos de tamanho 2×2;
  • Certidão de Prontuário de CNH (cidade de origem da Carteira Nacional de Habilitação);
  • Certidão negativa criminal do fórum a cidade de residência;
  • Comprovante de residência;
  • CNH sem foto;
  • Cópia do RG e CPF (duas de cada).

Agora que você já sabe tudo sobre o curso MOPP Senai e Sest Senat, o que está esperando? Procure a instituição mais próxima de você se se informe sobre a abertura de novas turmas. As vagas são limitadas, então o ideal é que você seja um dos primeiros a fazer a inscrição assim que essa opção estiver disponível na instituição. Boa sorte!

Leave a Reply