Saiba a Diferença Entre Resumo Simples e Resumo Expandido

Um resumo é um texto importante e que sumariza determinadas questões a fim de obter um entendimento mais simples sobre elas, de leitura mais rápida e dinâmica. Ao falar sobre esse assunto, é essencial conhecer a diferença entre resumo simples e resumo expandido.

Mesmo que sua intenção seja construir um resumo para uso próprio, use esse momento para treinar e se acostumar a sempre seguir determinadas diretrizes para construir resumos que podem até mesmo chegar a compor eventos importantes e complementar pontos em sala de aula.

Construir um bom resumo, seja resumo simples e resumo expandido, é essencial para compreender melhor o que está sendo passado ao leitor e para também desenvolver suas capacidades de escrita e de responsabilidade em um universo cheio de informações.

Resumo Simples e Resumo Expandido

Principais diferenças entre resumo simples e resumo expandido

Na hora de construir um resumo, muitas pessoas pensam que as diferenças entre resumo simples e resumo expandido estão pautadas somente na diferença de tamanho de um para outro, porém isso não é verdade.

– De forma condensada, um resumo simples não deve exceder uma página, enquanto o resumo expandido não deve exceder quatro. Além disso, o resumo simples não pede a aplicação de referências, enquanto o resumo expandido a exige.
– O resumo expandido deve, inclusive, ser todo pautado em referências conceituadas e que façam sentido ao leitor, não oferecendo a ele afirmações equivocadas ou que sejam fruto de pesquisas infundadas.
Porém, isso não significa que o resumo simples possa ter tais características. Ao se falar sobre resumo simples e resumo expandido a responsabilidade deve estar em primeiro lugar e deve-se escrever apenas sobre o que se conhece ou que se pesquisa sobre.
– De forma geral, para informações mais simples, usa-se o resumo simples. Informações que pedem que mais detalhes sejam abordados para que seu entendimento seja facilitado devem geralmente serem colocadas em um resumo expandido para evitar resumos incompletos.

Resumo Simples

Resumo simples

Geralmente pautado em um artigo científico, o resumo simples ressalta seus pontos fortes através da análise de um ou mais objetivos, os resultados obtidos, os métodos aplicados e a conclusão do projeto. O limite é de 500 palavras.

– A escrita, nesse caso, deve ser bastante clara e objetiva. O resumo deve seguir as normas da ABNT, sendo sua fonte a Times New Roman ou a Arial, sua fonte em tamanho 12, seus textos e palavras-chave justificadas e com espaçamento entre linhas de 1,5cm.

– Existem modelos que podem auxiliá-lo na busca da criação tanto do resumo simples e resumo expandido, permitindo que você instintivamente vá adequando todos os seus textos para esses parâmetros.

Resumo expandido

O resumo expandido, por outro lado, deve conter referências e detalhes que não precisam estar no resumo simples. Sua função é apresentar a ideia geral da pesquisa e apontar como aconteceu sua realização.

– Objetivos, metodologias e a conclusão também devem estar presentes no resumo expandido, bem como no simples. A diferença aqui é o tamanho de cada seção, que permite maior riqueza de detalhes enquanto ainda proporciona uma leitura simples e com linguagem direta.

– Nesse caso, as referências devem ser verificadas e obrigatoriamente advindas de autores de confiança e que saibam sobre o assunto abordado. A coerência e o uso de uma boa coesão são essenciais nesse momento.

– Algumas regras de submissão de resumos permitem que o resumo expandido atinja cinco páginas. Porém, isso vai depender muito de cada caso, sendo essencial se manter nas quatro páginas máximas.

– As margens do resumo expandido devem ser de 2,5cm, com espaçamento simples e de forma justificada. O tamanho de folha geralmente usado é o A4 com livre impressão.

– Além disso, o resumo simples e resumo expandido se diferenciam pelo segundo pedir título, autor, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados obtidos, conclusão, agradecimento e as importantes referências.

Conclusão entre resumo simples e resumo expandido

Em conclusão, ambos os tipos de resumos são sérios, mesmo o primeiro levando o adjetivo de “simples”. Isso não significa que o texto pode ser pobre em informações, mas sim que deve ser mais curto. Ao falar sobre resumo simples e resumo expandido, invista sempre em informações concisas que suportem seus argumentos.

Leave a Reply