Google Acadêmico: Guia Completo Para Busca de Artigos Científicos

Certamente você já teve de fazer uma pesquisa cientifica, seja na faculdade, na escola ou até mesmo no trabalho. Entretanto, com tantos recursos disponíveis na rede fica difícil encontrar e selecionar os materiais mais adequados. Assim, vale conhecermos melhor o Google Acadêmico importante ferramenta de busca que pode auxiliar no desenvolvimento de suas atividades.

Google Acadêmico

O que é Google acadêmico?

Antigamente o acesso à informação era bem mais restritivo e trabalhoso. Porém, a popularização da internet trouxe consigo diversos mecanismos para facilitar o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas. E nesse contexto surgiu o Google Acadêmico para artigos científicos, que consiste em uma ferramenta para realizar buscas online.

Para quem não sabe a Google oferta diversos serviços e dentre eles temos o Google Scholar que em português é conhecido como Google Acadêmico. Este, que foi lançado em 2004, passou a oferecer buscas na língua portuguesa apenas no ano de 2006, mas logo difundiu-se pelo país tornando-se uma página especializada para a consulta de textos e materiais de estudos em geral.

O que você encontra no Google acadêmico

Buscar artigos no Google Acadêmico têm se mostrado uma importante ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos, pois permite acesso, de maneira simples, a uma série de artigos científicos, teses, resumos, PDF’s, revistas, livros completos e muito mais, disponibilizando de forma gratuita uma série de publicações.

Além disso, seu layout é bem parecido com o mecanismo de busca do Google, ordenando os resultados das pesquisas de acordo com sua relevância o que facilita o acesso às melhores informações para o desenvolvimento de suas atividades.

Porque usar o Google acadêmico para pesquisas

Ao buscar artigos no Google Acadêmico você terá acesso a uma gama de informações de forma gratuita. Sem contar que as pesquisas podem ser realizadas em casa de forma fácil e eficiente, dispensando a necessidade de se consultar livros e outros materiais físicos, o que é uma enorme vantagem.

Mas não é só isso, o Google Acadêmico possui uma série de atributos e funcionalidades que justificam ainda mais o seu uso, vejamos abaixo algumas delas:

  • Busca avançada: No Google Acadêmico, além dos filtros disponíveis é possível usar o método de “Busca avançada” para refinar ainda mais a sua busca. Por meio dessa ferramenta você pode direcionar sua pesquisa, por exemplo, a um determinado autor ou periódico, restringindo seus resultados para que eles sejam mais satisfatórios.
  • Minha biblioteca: Nesta seção você pode reunir e salvar os trabalhos acadêmicos e materiais encontrados em suas buscas. Assim, você poderá consulta-los posteriormente facilitando o desenvolvimento de suas pesquisas. Além disso, essa funcionalidade permite ainda que você importe trabalhos e artigos em que seu nome foi citado, permitindo que tenha acesso aos mesmos quando quiser.
  • Minhas citações: Com esse atributo você poderá criar um perfil público que será exibido por meio dos resultados do Google Acadêmico. Assim, você criará um espaço onde é possível identificar de forma automática trabalhos científicos que utilizaram pesquisas de sua autoria. Desse modo, você poderá acompanhar de forma simples e prática os trabalhos que citam suas publicações e que de certa forma foram influenciados pela divulgação de suas pesquisas.
  • Minhas atualizações: Baseando-se no seu histórico de busca a funcionalidade “Minhas atualizações” é capaz de lhe recomendar artigos para facilitar suas pesquisas.
  • Alertas: Através dessa função você poderá receber notificações quando ocorrer publicações relacionadas a um critério pré-estabelecido. Este critério por sua vez poderá ser uma palavra-chave, um tema, um autor, e outros, a ser definido conforme sua preferência e necessidade.
  • Métricas: As métricas permitem que você consulte os periódicos mais importantes dentro de uma grande área ou assunto, fornecendo materiais relevantes para o desenvolvimento de sua pesquisa.

Como pesquisar no Google acadêmico

Como vimos o Google Acadêmico possui uma série de funcionalidades e é uma importante ferramenta na busca de artigos científicos e outros materiais. Assim, é importante sabermos como utiliza-lo.

Não há segredos, para buscar artigos no Google Acadêmico basta acessar sua página oficial e inserir os termos da pesquisa. Feito isso você terá acesso a um buscador bastante semelhante ao tradicional do Google, bastando assim digitar o que se deseja para visualizar os arquivos disponíveis.

Para melhorar sua pesquisa você pode filtrar seus resultados escolhendo somente páginas em português ou em todos os idiomas. Ainda, por meio de uma conta gratuita no Google, você pode utilizar todas as suas funcionalidades, refinando e aperfeiçoando seus resultados.

Então, agora que você já conhece e sabe como buscar artigos científicos no Google acadêmico e sabe como utiliza-lo não perca tempo! Aproveite esta ferramenta gratuita para aprimorar o desenvolvimento de seus trabalhos e pesquisas científicas.

Leave a Reply