Importância da Letra Cursiva na Alfabetização

Hoje em dia, cada vez mais crianças crescem e se desenvolvem em meio aos recursos oferecidos pelo avanço da tecnologia como computadores, tablets e smartphones. Contudo, isso acaba abrindo margem para alguns questionamentos, como a importância da letra cursiva na alfabetização.

Isso mesmo! Basicamente, no período da alfabetização, são ensinados duas formas de escrita: a escrita com letra de forma e a escrita com letra cursiva.

Mas devido ao crescimento dos recursos tecnológicos no dia a dia da criança, a dúvida que fica é se o aprendizado da letra cursiva ainda é importante nos dias atuais. Se você também apresenta essa mesma dúvida, ou mesmo ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto, continue lendo esse post e descubra a importância que a letra cursiva apresenta na alfabetização. Confira!

Letra Cursiva na Alfabetização

A letra cursiva e o seu papel na atualidade

Será que é necessário exigir das crianças a escrita cursiva no seu dia a dia, dentro e fora da escola? Bom, este é um questionamento que divide opiniões entre muitos educadores, principalmente nos dias atuais, onde os recursos tecnológicos voltados para a escrita fazem a criança trocar o caderno de caligrafia, pelo teclado do computador ou as teclas do seu smartphone.

Mas a verdade é que, embora a letra cursiva não seja tão usada depois da formação escolar, ela é fundamental durante a alfabetização. Muitos educadores acreditam que a falta de atenção dada a importância da letra cursiva na alfabetização, é uma das principais causas do analfabetismo no Brasil.

Isso porque, na alfabetização e, principalmente no processo de aprendizado, a criança deve não só aprender a decodificar o código da língua escrita, mas também a desenvolver habilidades cognitivas para desenhar as letras.

Além disso, a letra cursiva na alfabetização também ajuda a criança a desenvolver uma escrita mais ágil e fluente, o que permite um melhor acompanhamento das atividades escolares nos dias atuais, prendendo mais a sua atenção ao que é dado em sala de aula.

Qual é a importância da letra cursiva na alfabetização

Muitos fatores ressaltam a importância da letra cursiva na alfabetização. Como falamos anteriormente, é esse tipo de escrita que muitas vezes estimula e prende a atenção do aluno as atividades realizadas em sala de aula.

Mas se você acha que é apenas esse o papel da língua cursiva na alfabetização está enganado.
O ensino da letra cursiva também é importante para potencializar a coordenação motora infantil. Além disso, a prática da letra cursiva trabalha de forma intensa as áreas simbólicas do cérebro, garantindo assim uma maior fluência na escrita.

Outro beneficio que reforça a importância da letra cursiva na alfabetização, é o fato dela melhorar o aprendizado das disciplinas e também otimizar a percepção das informações em séries posteriores.

Além disso, um artigo publicado em The Journal of Early Childhood Literacy, mostra que existe uma forte possibilidade da escrita com o uso de letra cursiva estar associada ao desempenho escolar da criança.

Isso acontece devido o trabalho desenvolvido pelo aluno ser mais agradável para o professor em
termos de leitura. Geralmente a criança que apresenta mais dificuldade em escrever a mão, costuma achar que o ato de escrever é uma perda de tempo e isso faz com que ela acabe prejudicando o aprendizado do conteúdo como um todo.

Letra Cursiva

O ensino da letra cursiva deve ser mantido nas escolas?

Apesar deste ser um assunto bastante delicado e que divide opiniões, a verdade é que o ensino da letra cursiva não deve se perder com o tempo.

Isso porque ele ainda apresenta muitas utilidades para o dia a dia das pessoas. Prova disso é a questão da assinatura realizada em documentos, que necessita do conhecimento desse tipo de escrita para ser concretizada com sucesso.

Além disso, compreender a escrita cursiva também é essencial para quem prefere escrever a mão, por exemplo.

Portanto, fica claro que, apesar do conflito de opiniões que existem sobre a importância da letra cursiva na alfabetização, continuar ensinando esse tipo de escrita dentro de sala de sala é fundamental para garantir um melhor desenvolvimento cognitivo e motor para a criança.
E embora existam outros meios para promover esse tipo de desenvolvimento, o ensino da letra cursiva proporciona benefícios também para os pais, tendo em vista que muitos deles ainda não se familiarizaram com os novos métodos de ensino e podem achar que a didática de ensino não está sendo consistente o suficiente para os seus filhos.

E você? O que acha sobre a importância da letra cursiva na alfabetização? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas duvidas e opinião sobre o assunto!

Leave a Reply