Inscrições Plataforma Freire 2018

Com o mundo em constante evolução e com as novas exigências do mercado de trabalho é fundamental que todos os profissionais busquem aperfeiçoamentos e novas capacitações. Para isso, a inscrição na Plataforma Freire 2018 pode ser uma boa alternativa, permitindo a obtenção de novos conhecimentos e o aprimoramento de seu currículo. Fique por dentro e não deixe esta oportunidade passar!

Plataforma Freire

O que é a Plataforma Freire?

Como sabemos, para melhorar a educação brasileira é fundamental investir na profissionalização e formação de professores. Assim, o Ministério da Educação (MEC) começou a lançar cursos gratuitos para a especialização desses profissionais, abrindo inscrições na Plataforma Freire 2018.

Para quem não sabe a Plataforma Freire 2018 é um sistema informatizado que faz parte do Programa de Formação Inicial Continuada para Professores da Educação Básica (Profic). Esta atua como uma base de currículos, por meio da qual professores da educação básica podem se cadastrar para participar de diversos cursos de formação existentes em todo País.

Quem pode se inscrever na Plataforma Freire 2018?

Formando um banco de currículos semelhante ao do Lattes a Plataforma Freire 2018 será gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As inscrições na Plataforma Freire 2018 por sua vez, serão destinadas aos professores brasileiros que atuem na rede pública de ensino.

Estes docentes, interessados em se qualificar, devem realizar seu cadastro na plataforma online. Se inscrevendo em cursos compatíveis com as disciplinas que ministram na educação básica da rede pública.

Qual a importância de se qualificar?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é essencial que todos os profissionais busquem sempre novas capacitações, pois assim estarão sempre atualizados e prontos para se destacar em sua carreira.

Para os professores manter-se atualizado, buscando sempre por qualificação profissional, é ainda mais importante. Uma vez, que este profissional exerce influência direta sob uma série de pessoas contribuindo para a educação de todo o país.

Desse modo, se você é professor é fundamental realizar sua inscrição na Plataforma Freire 2018 para não perder esta oportunidade de se especializar tornando-se um profissional cada vez mais competente.

Principais cursos disponíveis

A Plataforma Freire 2018 é a porta de entrada dos professores nas instituições de ensino superior da rede pública. É através deste sistema, cujo nome homenageia o educador Paulo Freire, que os docentes da educação básica poderão escolher de forma gratuita as licenciaturas e especializações que desejam cursar.

Atualmente esses profissionais podem concorrer aos seguintes cursos:

  • Primeira licenciatura (Destinada aos professores que não possuem nenhuma formação superior);
  • Especialização em Educação Infantil (É voltada para os docentes que tenham interesse em se especializar na Educação Infantil);
  • Especialização em Matemática (Indicada para aqueles professores que já ministram essa disciplina para o Ensino Fundamental);
  • Especialização em Língua Portuguesa (Indicada para aqueles professores que já ministram essa disciplina para o Ensino Fundamental);
  • Especialização em Alfabetização (Voltada para professores que já possuem uma licenciatura e que atuam nos anos iniciais da educação).

Como se inscrever na Plataforma Freire 2018?

Para realizar uma inscrição gratuita na Plataforma Freire 2018 os docentes, no exercício do magistério, devem preencher um formulário, no qual deverão inserir os dados de sua formação e atuação profissional.

O cadastro na plataforma é bastante simples e requer de alguns dados pessoais (CPF, data de nascimento, nome da mãe, dentre outros), bem como um endereço de e-mail válido, pois é através deste que o candidato receberá informações importantes. Vejamos então, como realizar às inscrições!

O primeiro passo para proceder com as inscrições é acessar a plataforma e clicar em “Solicitar cadastro”, preenchendo em seguida os dados solicitados e informando seu endereço eletrônico (e-mail).

Feito isso, o sistema lhe encaminhará por e-mail um link, o qual você deverá acessar para validar a sua inscrição. Concluída esta etapa você receberá um login e uma senha e assim basta utiliza-los para ter acesso à plataforma.

Ao entrar na plataforma você deverá concordar com os termos de segurança. E deste modo você já poderá cadastrar seu currículo, inserindo uma foto, sua formação acadêmica, sua atuação profissional e então, realizando sua candidatura em um dos cursos disponíveis.

Finalizado esse processo a Plataforma Freire encaminhará à Secretaria de Educação todas as inscrições pré-realizadas pelos professores, pois é este órgão que irá avalia-las, autorizando a participação dos docentes e encaminhando seus nomes para as universidades que ofertaram os cursos.

Vale ressaltar que você poderá acompanhar, diretamente pela plataforma, o andamento de sua inscrição, ficando por dentro de todas as etapas. Então, não perca esta oportunidade! Se inscreva o quanto antes e torne-se um profissional mais capacitado.

Leave a Reply