Modelo de Currículo para Primeiro Emprego

Muitas pessoas que estão procurando seu primeiro emprego e entrando agora no mercado de trabalho se deparam com um problema chamado currículo. No entanto, neste artigo trataremos sobre o tão demonizado currículo e mostraremos a você, iniciante no mercado de trabalho, como organizar o conteúdo de um currículo para seu primeiro emprego e conseguir o tão desejado primeiro cargo. Para isso, é necessário entender o conceito de currículo, seu conteúdo e como ele é utilizado para que você consiga seu emprego.

O que é um currículo?

Para os que nunca tiveram experiência como um currículo ou não sabem o que significa, explicaremos agora o que é um currículo. Se você está procurando um emprego, está consequentemente procurando algum contratante, isto é, alguém que observe suas competências e contrate você por elas. Pensando nisso você deve estar se indagando: como posso fazer com que o contratante analise minhas experiências para que eu seja contratado? É nesse momento que entra o currículo.

Confira alguns modelos:

O currículo é um documento que guarda, basicamente, o histórico da sua vida acadêmica e profissional, além de metas e conquistas relacionadas a vida e ao cargo que você submeteu o currículo. Você preenche seu currículo com todas suas experiências e dados essenciais para então mandar ao contratante. A partir disso você já pode ser contratado ou chamado para uma entrevista de emprego. Por ser um documento que será rapidamente lido, é interessante fazê-lo de forma pequena – na medida do possível – e objetivo a fim de mostrar suas qualidades e causar uma excelente impressão logo na primeira leitura do currículo. E, claro, a norma culta da língua portuguesa é indispensável para causar uma reação positiva no contratante.

Não tenho experiência, então o que deve estar no meu currículo?

Primeiro Emprego

Mesmo que você tenha nenhuma experiência ou pouca experiência, fazer um currículo não é complicado e muito menos inútil. Todas as informações interessantes ao cargo que você está submetendo o currículo são bem-vindas e você precisa pensar que o documento trará boas impressões ao contratante por conta do seu conteúdo. A partir disso não fica complicado formular um bom currículo para primeiro emprego.

Primeiro, ordene as informações essenciais: nome completo, idade, telefone celular, endereço e cidade são indispensáveis para o seu currículo. Essas informações são extremamente importantes e precisam estar logo no início do currículo, conforme o modelo disponibilizado no final deste texto.

Agora você pode colocar as seguintes informações: experiência, formação, projetos, competências, prêmios e idiomas. Cada uma delas será explicada brevemente a seguir.

A experiência deve ser colocada somente se você de fato tem experiência em determinada área. Mentir em um currículo é extremamente prejudicial e pode manchar sua imagem para o contratante e os contatos dele. Coloque nesse campo apenas experiências profissionais verdadeiras e, se não tiver nenhuma, deixe em branco.

A formação acadêmica deve ser descrita apenas se for de fato completa. Por exemplo: se você completou o ensino médio mas ainda está fazendo sua graduação, coloque apenas que completou o ensino médio. A área de projetos serve para preencher com projetos acadêmicos feitos ao longo da sua carreira. Em relação às competências, coloque todos os seus conhecimentos e competências desenvolvidas ao longo de sua carreira profissional e acadêmica que sejam relevantes para a vaga na qual você submeterá seu currículo. E para finalizar, as seções de “Prêmios” e “Idiomas” devem ser preenchidas somente se você ganhou mesmo um prêmio ou se tem fluência em um idioma estrangeiro, de preferência.

Modelo de currículo para primeiro emprego

Depois de definirmos o conceito de currículo, explicarmos para que ele serve e mostrarmos qual deve ser o conteúdo de um currículo para primeiro emprego, precisamos dar a você, leitor, o modelo de currículo para primeiro emprego para que você o utilize e concorra a sua primeira vaga de emprego. A seguir colocaremos o esqueleto de currículo a ser utilizado por você:

Seu nome

Descrição

Rua, 123

Cidade, Estado, 00000-000
00 00000-0000

seuemail@exemplo.com

EXPERIÊNCIA

Empresa, Local — Cargo

DESDE DE MÊS DE 20XX

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

Empresa, Local — Cargo

MÊS DE 20XX – MÊS DE 20XX

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

Empresa, Local — Cargo

MÊS DE 20XX – MÊS DE 20XX

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

FORMAÇÃO

Nome da escola, Local — Nível

MÊS DE 20XX – MÊS DE 20XX

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

Nome da escola, Local — Nível

MÊS DE 20XX – MÊS DE 20XX

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

PROJETOS

Nome do projeto Detalhe

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

COMPETÊNCIAS

  • Digite seu texto aqui .

  • Digite seu texto aqui .

  • Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

  • Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

PRÊMIOS

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.

IDIOMAS

Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui

Leave a Reply