Modelo de Currículo – 2018

Saber o que colocar no seu currículo pode ser bastante complicado, mesmo se você tem alguma ideia do que colocar no seu currículo. Neste texto será explicado termos gerais sobre os currículos e o que deve estar contido nele, a fim de esclarecer todas as dúvidas do leitor sobre esse assunto. Por fim, daremos um modelo de currículo com os conteúdos corretos a serem preenchidos para causar uma boa impressão no contratante.

O que é um currículo?

Um currículo é um histórico profissional escrito, feito com o intuito de mostrar a um contratante as experiências e qualificações profissionais de um indivíduo. Portanto, o currículo deve causar uma boa impressão no leitor dele, mais especificamente no contratante, para trazer reações positivas e possivelmente destacar o profissional que está a procura de uma vaga de emprego. Dessa forma, é necessário organizar os conteúdos do currículo para fazer com que ele cause uma ótima impressão em quem está lendo ele.

Download - Modelo de Currículo

Confira diversos modelos de currículo atualizados para 2018:

O que pode e o que não pode estar em um currículo?

O que pode

O principal critério para ter certeza se uma informação deve estar ou não em um currículo, basta perguntar: essa informação destaca minha experiência profissional ou mostra que tenho uma determinada competência que pode me ajudar a ser selecionado para essa vaga?

Modelo de Currículo 2018

Se a resposta for sim, então você pode achar uma maneira de encaixar a informação no seu currículo de acordo com as seções presentes nele. Caso contrário, essa informação provavelmente deve ser omitida. As seções presentes em um currículo são as seguintes:

  • Informações pessoais;
  • Objetivos e metas;
  • Formação acadêmica;
  • Experiência profissional;
  • Qualificações e atividades complementares;
  • Informações adicionais;

Falaremos a seguir de todas essas seções e como elas devem ser preenchidas devidamente no seu currículo.

Informações pessoais

Essas informações são essenciais para ser contratado em uma empresa. O nome completo, a idade, o e-mail e seu endereço são informações relevantes para seu currículo e devem ser colocadas. Além disso, tanto o telefone celular quanto residencial é recomendado que seja mencionado e colocado no currículo com o intuito do contratante ter um contato mais rápido com você em caso de seleção.

Objetivos e metas

A seção de objetivos e metas deve ser preenchida a critério do candidato e com muita cautela. Os objetivos devem ser direcionados ao cargo em que se está concorrendo. Dessa maneira, o contratante entenderá a sua vontade e os objetivos que você almejaria se estivesse no cargo.

Formações Acadêmicas

Nessa seção deve-se colocar todos os níveis de escolaridade completos pelo usuário como ensino médio ou ensino superior, por exemplo. Mas lembre-se: os níveis de escolaridade devem ser completos, mesmo que você esteja no último ano de algum curso superior.

Experiência profissional

A experiência profissional é uma seção extremamente importante em um currículo pois ela mostrará quais as competências do candidato e que habilidades ele desenvolveu ao longo da vida em diferentes empregos.

Qualificações e atividades complementares

Na parte das qualificações profissionais ficam os cursos e certificados que o candidato já foi qualificado ou prêmios em certas instituições que podem ser relevantes para o preenchimento da vaga. As atividades complementares são opcionais, cabendo ao candidato colocá-las ou não. Ainda nessa seção, é bom especificar quais línguas você domina e tem fluência para causar uma boa impressão no contratante. Mas certifique-se de não colocar fluências que você não tem, pois geralmente os contratantes testam a experiência dos candidatos.

Informações adicionais

Se nenhuma das informações que você pensa colocar consegue se encaixar nas seções aqui citadas e é relevante, você pode colocá-la nas informações adicionais. Lembre-se de especificar brevemente essas informações, sendo direto e objetivo na hora de redigi-las.

O que não pode

Existe uma vasta lista de itens que são desnecessários para um currículo. Como supracitado, se a informação não tem relevância para o cargo, é melhor evitar. Outra dúvida bastante frequente sobre currículos são as fotos. Elas podem estar no currículo? Depende!

A foto no currículo é algo bastante controverso e deve ser tratado com cautela pelo candidato. Então aqui vai uma regra básica: se o contratante requisitar a foto, então ela deve ser colocada. Senão, evite-a.

E para finalizar esse tópico: informações mais pessoais como nome dos pais são desnecessárias, então é recomendável evitá-las também.

Modelo de Currículo

A seguir será disponibilizado um modelo de currículo com uma estrutura que segue as normas citadas anteriormente. O preenchimento dele, no entanto, deve ser feito por você. Portanto, tome cuidado para não preencher informações desnecessárias.

Modelo de Currículo

Leave a Reply