Modelo de Curriculum Vitae

Muitos já sabem o que é um curriculum vitae, para qual motivo ele existe e como ele deve ser usado. Entretanto, boa parcela das pessoas não sabem ou não têm um modelo de referência para criar um modelo de curriculum vitae. O objetivo desse texto é dizer brevemente sobre o que é um curriculum vitae, o seu conteúdo e mostrar alguns modelos de curriculum vitae para você, leitor, se utilizar deles.

Download - Modelo de Curriculum Vitae

O que é um curriculum vitae?

O curriculum vitae é apenas um nome diferente para o currículo que tanto ouve-se corriqueiramente. No geral, o curriculum vitae é um resumo da experiência profissional de uma pessoa e é utilizado para competir no mercado de trabalho e disputar uma vaga. Sabendo disso, pode-se dizer que o curriculum vitae deve vir com informações positivas sobre o candidato para causar tanto boas impressões quanto um destaque dele.

Qual o conteúdo recomendado para se ter em um curriculum vitae?

Com um objetivo definido, é fácil saber o que deve estar ou não em um curriculum vitae. Sendo o curriculum vitae uma forma de preencher uma vaga profissional, ele deve mostrar e ressaltar apenas informações necessárias para um cargo específico ou destacar informações relevantes que fundamentam as competências e conhecimentos do candidato. Dessa maneira, fica fácil entender o que deve ser colocado ou não em um curriculum vitae.

Informações pessoais são essenciais em um currículo, por isso não deve-se esquecer de colocar o nome completo, a idade, o endereço e principalmente as informações de contato como telefone celular ou residencial e o e-mail. Essas informações jamais podem ser omitidas dentro do curriculum vitae do candidato.

Confira diversos modelos de curriculum vitae:

As formações acadêmicas do candidato que podem fundamentar as competências dele devem ser colocadas visto que o contratante observará qual o nível de escolaridade do dono do currículo. Lembre-se: as formações acadêmicas presentes no currículo devem ser sempre formações completas.

Em relação às metas e objetivos do candidato, fica a critério de quem está escrevendo o currículo. É importante mostrar metas ou objetivos mas, ainda assim, não é algo indispensável. No caso de alguma meta ser mencionada, é sempre bom procurar encaixá-la no cargo em que o candidato está se inscrevendo ou concorrendo.

As experiências profissionais e qualificações também fazem parte do conteúdo de um curriculum vitae. As primeiras são importantes pois mostram quais competências o candidato cumpriu e quais ele desenvolveu em determinados trabalhos anteriores. Já as segundas, qualificações profissionais, têm como principal objetivo mostrar certificados e prêmios já adquiridos pelo candidato durante sua vida profissional a fim de comprovar determinadas competências em atividades específicas.

Modelo de Curriculum Vitae

Um ponto que conta muito em um curriculum vitae são os idiomas com fluência do candidato, além da língua nativa. Se o candidato sabe falar Inglês ou Espanhol, já é um diferencial na hora de ser selecionado para uma vaga de emprego. É importante para o candidato ser sincero nesse quesito pois no caso do candidato ser selecionado, provavelmente terão testes para saber se ele de fato tem fluência em determinado idioma.

Para finalizar o entendimento sobre o conteúdo do curriculum vitae, é bom compreender o que pode e o que não pode estar dentro de um curriculum vitae.

O principal inimigo do candidato quando se diz em itens para evitar em um currículo é a foto dele. É necessário colocar foto no currículo? Não. A foto só deve ser colocada quando requisitada e ela é raramente solicitada pelos contratantes. Além disso, é bom evitar informações como nome dos pais ou referências pessoais. E, o mais importante de tudo: jamais escreva um curriculum vitae sem a norma culta da língua portuguesa.

Modelo de Curriculum Vitae

A seguir será disponibilizado um modelo de curriculum vitae preenchido com o conteúdo aqui citado no texto como, seguindo estritamente as proposições colocadas sobre o que se deve ou não fazer em um currículo. Dessa maneira, será um passo a mais no caminho para adquirir a vaga de emprego no qual você, leitor, está procurando ou lutando para conseguir chegar.

Leave a Reply