O Que É Currículo Escolar?

Uma característica essencial do currículo escolar é a especificação do que os professores devem ensinar e os alunos devem aprender em momentos específicos e durante o processo escolar.

Em outras palavras, o currículo explica não apenas o que os professores devem ensinar e o que os alunos devem aprender, mas também quando isso deve acontecer. Esta intenção geralmente é pautada em um quadro de escopo pré-programado.

O currículo escolar especifica, por exemplo, as vertentes e da matemática a serem cobertas pelos professores em cada um dos anos que os alunos passarão com eles, pelo tempo recomendado a ser gasto em cada vertente e os substratos a cada semana especificados.

O que é Currículo Escolar?

O que saber sobre um currículo escolar?

Além do descrito acima, o currículo escolar aborda também os resultados que os alunos esperam e devem alcançar. Em comum com a maioria dos currículos escolares, os planos de ensino e de aprendizagem estão fortemente ligado ao tempo:

  • Eles especificam o que deve ser ensinado e aprendido em cada ano letivo, durante cada período e quanto tempo a cada semana os professores devem gastar em diferentes aspectos de suas matérias.
  • A natureza cronometrada do currículo escolar reflete a organização atual da escola. Os alunos progridem com os seus colegas de mesma idade através do seu tempo na escola, que é composto de semanas, bimestres, semestres e até mesmo anos escolares.
  • Diante disso, parece-se lógico especificar o que todos os alunos deveriam ser ensinados em determinados momentos em sua escolaridade. A maioria dos aspectos da escola são então construídos em torno desse currículo.
  • Por exemplo, os professores muitas vezes são colocados como professores de um ano específico, sendo ideal para aquela idade e estilo de aprendizado comum a ela.
  • Os livros didáticos são escritos também específicos para cada ano da escola e incentivam a linearidade, a progressão do estudo através do conteúdo do currículo e que todos os alunos sejam avaliados ao mesmo tempo para determinar quanto do currículo entregue realmente foi absorvido.
  • As formas tradicionais de organizar as escolas refletem e reforçam a entrega cronológica de um currículo escolar. Também é comum acreditar que a melhor maneira de garantir uma aprendizagem bem sucedida é unir as expectativas ao tempo disponível para o estudo.

Se o currículo deixa claro o que todos os alunos devem ser ensinados e devem aprender por momentos específicos em sua escolaridade, por exemplo, até o final do fundamental, e se todos os professores e alunos forem responsabilizados por atender a essas expectativas baseadas no tempo, então os resultados devem ser bons.

Currículo Escolar

Com o que devo tomar cuidado durante a construção do meu currículo escolar?

Um problema óbvio com esta abordagem é que nem todos os alunos estão igualmente prontos para as mesmas experiências de aprendizagem ao mesmo tempo.

Isso significa que os estudantes mais avançados muitas vezes são capazes de trabalhar com ideias e conteúdos com bastante antecedência do conteúdo considerado apropriado para o nível do ano, enquanto os alunos menos avançados muitas vezes ainda não estão em posição de se beneficiar do conteúdo.

Em outras palavras, para alguns alunos, há um problema fundamental no currículo escolar. Isso é importante porque a aprendizagem bem-sucedida é mais provável quando as oportunidades de ensino e aprendizagem são bem orientadas para onde os indivíduos estão em progresso em um determinado momento.

Muitas vezes em nossas escolas o currículo vinculado ao tempo não oferece experiências de aprendizado compatíveis com os níveis atuais de realização e necessidades de aprendizagem dos indivíduos.

Currículo Escolar Brasileiro

Quando todos os alunos recebem o mesmo currículo, os estudantes menos avançados são frequentemente expostos ao conteúdo para o qual eles ainda não estão prontos, resultando em reprovações e dificuldades extremas.

Os alunos mais avançados geralmente estão expostos ao conteúdo que já dominaram e, assim, podem acabar por ficarem acomodados em suas necessidades de estudo e desenvolvimento.
Esses estudantes, portanto, acabam ficando em suas zonas de conforto e não são desafiados a fazer o progresso que poderiam fazer. Abordar esta questão na hora de construir o currículo escolar pode ser mais eficaz para elevar os níveis de realização nas escolas do que manter todos os alunos nas mesmas expectativas todos os anos. Analise junto aos superiores esse ponto de vista!

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