O que é MBA?

Se diferenciar dos concorrentes na hora da leitura do seu currículo é o objetivo de muitos profissionais para se destacar no mercado de trabalho. Para isso, as pessoas costumam rechear seus currículos de novas atividades complementares e de qualificações profissionais. Em meio a tudo isso, existem os MBAs, uma capacitação específica que muitos candidatos a vagas de emprego estão procurando para aumentar o seu currículo.

O que é MBA?

Neste texto explicaremos o que é o MBA, como funciona o curso e como ele pode acrescentar no seu currículo.

O que significa MBA?

A sigla MBA se refere à expressão “Master in Business Administration” que, em tradução literal, significa Mestre em Administração de Negócios. Ele é um curso lato sensu disponibilizado para os que querem aprender mais sobre os conceitos de gestão e administração no mundo corporativo. Apesar de ser direcionado aos negócios e empresas e procurado muito mais por gestores, pessoas que não são gestoras também procuram o curso MBA.

Como funciona o curso e a seleção para o curso de MBA no Brasil?

O curso de Mestre em Administração de Negócios é reconhecido pelo MEC se for feito através de cursos que têm no mínimo 360 horas-aula. Esse é conhecido como o padrão Brasil, os cursos com 480 horas são reconhecidos como padrão global.

Para ser selecionado por uma instituição e fazer o curso de MBA, no geral, é necessário fazer uma prova de redação e mostrar o currículo, além de ser necessário ter um bom nível em um idioma estrangeiro.

O curso de Master in Business Administration acontece presencialmente onde os alunos discutem situações reais e como eles devem se portar diante situações como essa utilizando ferramentas específicas, dependendo do caso.

Além disso, os cursos de Mestre em Administração de Negócios permite se especializar em uma área. Mas como assim? Vamos te responder: enquanto você está fazendo o curso geral de Mestre em Administração de Negócios, você pode fazer aulas de MBAs segmentadas, com especialização em certas áreas em paralelo. Por exemplo: as áreas de tecnologia da informação, do agronegócio e do marketing tem suas especializações em MBA. Você pode direcionar o seu curso para uma dessas áreas com o intuito de se destacar em uma determinada vaga com seu currículo especializado. Dessa maneira, os cursos de Mestre em Administração de Negócios podem ser ainda mais efetivos.

Conclusão do curso MBA, como é?

O curso de Mestre em Administração de Negócios não é diferente dos muitos outros. Boa parte das instituições que oferecem o curso exigem uma monografia individual feita com um professor orientador.

Preciso de experiência para fazer o curso MBA?

É recomendável que você tenha um pouco de experiência na área de gestão antes de mergulhar no curso de Mestre em Administração de Negócios. Isso porque o curso costuma destacar muito mais profissionais que estão no caminho do crescimento profissional do que os que estão iniciando agora. Por utilizar muitas vezes do currículo para ingresso no curso, boa parte das instituições requerem uma experiência no mercado de gerência ou administração antes de selecionar os alunos dos cursos.

Segundo Armando Colletto, diretor da Associação Nacional de MBA, os recém chegados no mercado de gestão podem não contribuir em sala de aula para a discussão e muitas vezes esses se sentem de lado ou não conseguem acompanhar o curso. Para se ter uma ideia, um curso MBA padrão global, de 480 horas-aula, requer cerca de três anos de experiência na área de gestão e administração de negócios.

O que posso ganhar fazendo o curso MBA?

O curso MBA é visto com bons olhos pelos contratantes que estão lendo seu currículo. O conhecimento e a experiência profissional concedida por ele ao aluno permite que este tenha um ótimo desempenho quando se fala em gestão ou direção de uma empresa. Dessa forma, as empresas costumam observar positivamente aos que são especializados em MBA.

Além disso, o curso de Mestre em Administração de Negócios fornece uma rede de contatos com os outros alunos, já que esses estão no mesmo ramo e muitas vezes podem ser a ponte para uma nova oportunidade.

Para finalizar, ganhar destaque na hora do contratante ler o seu currículo é uma das coisas que o curso MBA fornece a você. Uma boa formação acadêmica em uma instituição que tem uma boa reputação significa que você está a alguns passos à frente dos seus concorrentes.

Portanto, fazer o curso MBA faz com que você ganhe prestígio na hora de ser selecionado para uma certa vaga e se destaque no meio de tantos profissionais do mercado. Basta selecionar o momento certo para se especializar e alavancar sua carreira profissional.

Leave a Reply