O que é PIBID?

Você sabe o que é PIBID? O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência inicia a jornada de alguém que, ainda enquanto aluno, deseje se dedicar ao Magistério. Antes de sua graduação, esses alunos estagiam em escolas do ensino público, criando a experiência entre professor e aluno.

Esse programa alia os sistemas estaduais e municipais com o ensino superior, oferecendo bolsas que privilegiam e incentivam quem participa de suas propostas. Além disso, ele une as secretarias municipais e estaduais de educação com as universidades públicas, propondo suas otimizações.

É importante também prezar pelo incentivo à carreira no Magistério, uma vez que existe uma grande carência de profissionais nas principais áreas básicas de ensino, como matemática, ciências, química e física, desde o ensino fundamental até o ensino médio.

O que é PIBID?

As bolsas giram em torno de mil e duzentos reais para coordenadores e até seiscentos reais por mês para supervisores em disciplinas onde estagiarão alunos de universidades.

Saiba mais sobre o PIBID

O PIBID recebeu esse ano um grande incentivo financeiro de mais de quarenta e cinco milhões de reais, demonstrando a importância que o governo dá a essa iniciativa. Esse dinheiro está também envolvido no pagamento das bolsas acima citadas.

  • O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de sigla Ideb, deve estar abaixo de 4,4, que foi estipulada como a média nacional para que deixem de ser necessários tantos incentivos na formação de novos profissionais focados em ensino.
  • Além disso, propõe-se também a melhora na qualidade do ensino, que, sem as bases corretas, pode deixar a desejar na hora de colocar no mercado de trabalho profissionais capazes de desenvolver sua lógica e linguística.
  • A partir do incentivo e a oportunidade oferecida nas áreas metodológicas, interdisciplinares e tecnológicas, diversos discentes se tornam capazes de não entrarem em contato ou driblar com facilidade os principais problemas que permeiam os ensinos públicos brasileiros.
  • O PIBID permite que, assim como já esperado, o professor realmente se torne parte central do aprendizado de diversas disciplinas, permitindo que os matérias didáticos fiquem em segundo plano e que os ensinamentos sejam passados de forma linear e de forma a também incentivarem práticas.

Docência

Qual é o funcionamento do PIBID?

São as bolsas de estudo disponibilizadas para participantes do PIBID que permitem que o projeto ganhe ainda mais visibilidade, uma vez que a dedicação aos programas que iniciam estudantes no universo docente ganham mais força através delas.

Os estágios oferecidos implicam que seus participantes se comprometam a atuar como professores da rede pública, aumentando o número de professores de qualidade que passam a lecionar nas redes estaduais e municipais.

  • Para se candidatar, é preciso estar conectado a qualquer Instituição de Educação Superior que não possua fins lucrativos e que ofereçam o curso de licenciatura. Os interessados contatam, então, a Capes e participam dos editais que são abertos de tempos em tempos.
  • Para garantir a entrada dos bolsistas no PIBID é preciso que a instituição a que ele está vinculado possua convênio ou um acordo cooperativo com as redes de ensino públicas, municipais e estaduais, de todo o Brasil.
  • Além dessas opções, estão também inclusos institutos federais, institutos tecnológicos e científicos e outras instituições do tipo que possuam boas notas no Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e que tenham em sua grade cursos de licenciatura.

Encontros que auxiliam interessados

Uma vez por ano são realizados encontros entre participantes que já atuam no PIBID e interessados no assunto que podem trocar experiências, soluções para quaisquer atividades e informações sobre os tópicos que permeiam o assunto.

PIBID

Entre os participantes encontram-se estudantes do curso de licenciatura, docentes em geral, supervisores ou quaisquer envolvidos no programa. Através deles a comunicação se torna mais clara e simples, permitindo que interessados, inclusive, saibam exatamente os passos necessários para compor as equipes.

Além disso, apresentações de projetos são feitas, fazendo com que todos os participantes estejam em contato com as minúcias da área de pesquisas e incentivando interesses nas diversas áreas abordadas pelo PIBID.

Agora que você sabe todas as informações necessárias para fazer parte do PIBID, demonstre seu interesse pesquisando mais sobre o assunto, compreendendo as necessidades que precisam ser atendidas e, claro, se inscrevendo para fazer parte dessa iniciativa!

Leave a Reply