Passe Livre Estudantil SP 2018

Muitos estudantes não sabem, mas o Governo de São Paulo conta com um grande programa de acesso gratuito ao transporte público. Trata-se do Passe Livre Estudantil SP 2018, que permite aos estudantes de baixa renda utilizar o sistema de transporte urbano sem ter que pagar. Que tal conhecer como funciona esse programa do Governo e como solicitar?

O benefício é oferecido para aqueles que, por razão de classe econômica, não possuem condições de arcar com o valor das passagens. Dessa forma, quem tem direito ao Passe Livre Estudantil SP 2018 são os jovens estudantes reconhecidos como pobres pelo Governo de São Paulo.

Passe Livre Estudantil SP 2018

O valor das passagens dos coletivos urbanos sobre reajuste anualmente. O valor está ficando cada vez mais alto e tem pesado no bolso de quem precisa se deslocar pela cidade. O valor fica ainda mais salgado para as pessoas que demandam de mais de um ônibus para chegar ao destino final.

Nesse sentido, solicitar o Passe Livre Estudantil SP 2018 é a melhor solução para aliviar as contas no final do mês. Descubra agora como funciona esse programa, os requisitos para participar e como solicitar o seu passe livre estudantil.

Como funciona o Passe Livre Estudantil SP 2018

Um dos pontos principais é que o Passe Livre Estudantil SP 2018 vale apenas para estudantes devidamente matriculados em instituições de ensino. Como nem todos os alunos possuem condições financeiras de arcar com o valor das passagens, o Governo custeia esse valor. Ao todo caso aluno tem direito a 48 passagens por mês.

O passe livre vale tanto para o sistema de ônibus quanto para o metro. Para participar do programa o estudante deve solicitar o Passe Livre Estudantil SP 2018 junto ao órgão competente. Se aprovado, recebe um bilhete único estudantil e precisa pagar apenas uma taxa de validação anualmente.

A Companhia São Paulo Transporte (SPTrans) é responsável pela emissão desses bilhetes. E se você pega mais de um ônibus por dia para chegar até o local de estudo, não se preocupe. Cada passagem dá direito a até quatro embarques diários. Dessa forma é possível pegar dois ônibus na ida e dois na volta, por exemplo. O limite durante o mês é de 192 embarques utilizando o cartão.

Cartão do Passe Livre Estudantil SP 2018

Importante mencionar que o cartão único estudantil é pessoal e intransferível. Isso significa que só pode ser utilizado pelo seu titular, sob pena de cancelamento do benefício. Se o número de passagens for esgotado antes do período de um mês, o beneficiário fica responsável pelas passagens seguintes. A renovação da quantidade de passagens ocorre apenas uma vez ao mês.

Outro ponto importante é que não há possibilidade de cumulação de passagens. Se em um mês você não utilizar todas as 48 disponíveis, o número será zerado para o mês posterior. Entre os requisitos exigidos pela SPTrans para ter direito ao Passe Livre Estudantil SP 2018 é morar a mais de um quilometro da instituição de ensino.

Quem tem direito ao Passe Livre Estudantil SP 2018

Se você se interessou por esse benefício oferecido pelo Governo de São Paulo, está na hora de ficar de olho em quem tem direito ao Passe Livre Estudantil SP 2018. Alguns requisitos foram estabelecidos pelo governo. Veja se você está dentro:

  • Estudar em escola da rede pública, no ensino fundamental ou no ensino médio.
  • Estudar em universidade pública, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, considerando a renda de todos os membros do grupo familiar.
  • Estudantes de universidades privadas de ensino superior, desde que sejam beneficiados por programas públicos, como o PROUNI, Fies ou Escola Família.
  • Estudantes que sejam beneficiários de cotas sociais do governo.

Passe Livre Estudantil SP

Como solicitar o Passe Livre Estudantil SP 2018

A solicitação do Passe Livre Estudantil SP 2018 deve ser feita pelo interessado ou seu responsável junto à instituição de ensino. Depois da solicitação, é a instituição que envia os dados do estudante para a SPTrans, para que está proceda com a análise dos documentos.

O estudante pode acessar diretamente o site da SPTrans para confirmar se a instituição de ensino enviou corretamente os dados. Caso verifique que não foram encaminhados, deve se dirigir à instituição e cobrar esclarecimentos.

Agora que você já sabe como solicitar o Passe Livre Estudantil SP 2018, o que está esperando? Procure agora mesmo a secretaria da sua escola ou universidade e procure informações sobre o setor responsável por esse benefício. Não deixe de solicitar e aproveitar. Trata-se de um direito seu, garantido pelo Governo.

Leave a Reply