SAA MTE: Agendamento, Seguro Desemprego, SAAWEB, saa.mte.gov.br

Criado pelo Governo Federal, o SAA MTE é um sistema informatizado para agendamento e acompanhamento do seguro desemprego. Trabalhadores brasileiros que são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) devem utilizar esse sistema para agendar o seguro desemprego. Trata-se de uma tentativa do Governo de facilitar o procedimento.

Site SAA MTE

O agendamento do seguro desemprego pelo SAA MTE permite aos trabalhadores pleitear e fazer valer esse importante direito. Evita-se, pois, o deslocamento até uma unidade da Previdência
Social, bem como as filas normalmente encontradas nesses locais.

Sobre o seguro desemprego SAA MTE

O seguro desemprego é um direito do trabalhador brasileiro, pago pelo Governo Federal. Sempre que o trabalhador se encontra impossibilitado de trabalhar, por motivos de demissão involuntária e sem justa causa, surge para o Estado a obrigação de pagar uma quantia mensal.

Esse valor, que não se confunde com a aposentadoria, permite ao trabalhador manter o seu sustento e de sua família até encontrar uma nova vaga de trabalho. Vale ressaltar que o seguro desemprego SAA MTE vale por alguns meses, não sendo um direito vitalício.

De acordo com as atuais regras da previdência social, o valor do seguro desemprego nunca poderá ser menor do que o salário mínimo vigente. Atenção ao prazo para agendamento do seguro desemprego pelo SAAWEB. O trabalhador tem do sétimo dia, até o 120º dia da sua demissão para solicitar esse direito.

Muita gente se pergunta quantas parcelas irá receber após o agendamento pelo saa.mte.gov.br. A verdade é que isso pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do tempo trabalhado junto a empresa.

  • Terá direito a 03 parcelas: caso tenha trabalhado por 6 a 11 meses antes da demissão;
  • Terá direito a 04 parcelas: caso tenha trabalhado por 12 a 23 meses antes da demissão;
  • Terá direito a 05 parcelas: caso tenha trabalhado mais de 24 meses antes de sua demissão.

Logo, quanto mais tempo trabalhado, maior o número de parcelas que podem ser recebidas pelo trabalhador a título de seguro desemprego. Lembrando que o mínimo de parcelas é 3 e o máximo 5.

Atualmente o agendamento do seguro desemprego no SAAWEB é a única forma de garantir o benefício. Todos os processos do Governo Federal foram realocados para o ambiente virtual. Por isso é importante que você trabalhador entenda mais sobre esse benefício e como efetuar o agendamento no site saa.mte.gov.br.

Requisitos para agendar seguro desemprego no site SAA MTE

Existem alguns requisitos básicos para que o trabalhador possa realizar o agendamento do seguro pelo site saa.mte.gov.br. O primeiro deles é que tenha sido demitido sem justa causa por alguma empresa da inciativa privada. Ou seja, o vínculo de trabalho deve ser a CLT.

O segundo requisito é que o trabalhador tenha permanecido empregado por um intervalo mínimo de seis meses, pelos quais terá direito a três parcelas de seguro desemprego. Esses seis meses podem ser contados com base em salários obtidos em empresas diferentes.

O último requisito é que o trabalhador não possua outra forma de renda, uma vez que o objetivo do seguro desemprego é apenas permitir a subsistência do trabalhador e de sua família. Caso ele já possua formas alternativas de renda, o benefício pode não ser concedido.

Como agendar seguro desemprego SAA MTE

Se você tem direito ao seguro desemprego, o melhor a fazer é realizar o agendamento no site do SAA MTE. Lembrando que esse direito apenas se aplica aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Trabalhadores cuja demissão foi baseada em justa causa (descumprimento do contrato de trabalho) não podem pleitear o seguro desemprego.

Separamos aqui um passo a passo para te auxiliar na hora de realizar o agendamento. Basta seguir todos os passos, com bastante atenção, para que o seu agendamento seja aceito pelo sistema. O procedimento ocorre de forma virtual, pela internet. Por isso você deve ter uma conexão de internet e de preferência um computador.

  1. Entre no site saa.mte.gov.br para fazer o agendamento;
  2. Informe nos campos do formulário o seu Estado, município, nome completo e um código de segurança (para verificar se você não é um robô);
  3. Clique em prosseguir, para ter acesso ao restante do formulário;
  4. Escolha o local para agendamento e, no calendário, a melhor data para comparecimento presencial;

Normalmente esses passos são suficientes para que o agendamento seja realizado com sucesso. Se por acaso você não encontrar nenhuma vaga no calendário, tente refazer o procedimento em alguns minutos ou no próximo dia. Não deixe de realizar o agendamento do seguro desemprego SAA MTE.

Leave a Reply