Sabia que jovens entre 15 e 29 anos podem viajar de graça pelo Brasil?

Já ouviu falar do ID Jovem? O ID Jovem é um programa do governo federal que visa ampliar a presença de jovens em espetáculos e a mobilidade dos jovens. O programa fornece meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos – ou gratuidade – em viagens interestaduais, sendo um direito dos jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos.

Para garantir esse benefícios, é necessário emitir o ID Jovem, um documento que deve ser emitido por meio de aplicativo no celular ou pela internet. A ID Jovem é destinada aos jovens pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no CadÚnico do governo federal, e que possuam informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Lembrando, que não é necessário estar matriculado em algum estabelecimento de ensino.

Confira o vídeo do programa:

Benefícios do ID Jovem – Como Viajar de Graça

    • MEIA-ENTRADA EM ESPETÁCULOS: Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.
    • TRANSPORTE GRATUITO E COM DESCONTO: O Estatuto da Juventude reserva por viagem, duas vagas gratuitas e mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes.Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município. ATENÇÃO: Vale para ônibus, trem e embarcação. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.
    • GRATUIDADE NO ENEM: Um dos benefícios garantidos pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Jovens de famílias carentes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo têm direito à isenção no Enem 2017 informando apenas o Número de Identificação Social (NIS) no momento de preencher a ficha de inscrição.

Lembrando que isso é um direito do jove, caso ele não seja garantido, o usuário pode procurar pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que tem postos de atendimento em muitas rodoviárias. O benefício integra o Direito à Cultura e o Direito ao Território e à Mobilidade, do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).

Como Se Inscrever no ID Jovem?

Para se inscrever no ID Jovem é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS), esse número de 11 dígitos você encontra esse número no cartão cidadão, no extrato do FGTS e na sua carteira de trabalho.

Pela internet, acesse o site da ID Jovem, preencha com os seus dados pessoais e gere seu cartão. Depois disso, basta imprimir a imagem do cartão e apresentar no momento de aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhado de um documento oficial com foto. O cartão possui validade de 180 dias após sua emissão.

Caso você possua um smartphone, pode realizar o download do aplicativo do ID Jovem, disponível para Android, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem.

Pelo aplicativo não é necessário imprimir, basta apresentar a imagem do cartão dentro da validade na tela do seu celular no momento de aquisição do ingresso, acompanhado de um documento oficial com foto.

Leave a Reply