SisFIES Aluno

Para você que deseja ingressar em um curso de nível superior ou já está matriculado em alguma instituição privada de ensino, o FIES pode ser uma ótima opção. Trata-se do Fundo de Financiamento Estudantil, programa do Governo Federal criado no ano de 1999 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, o programa funciona através do site do Sisfies Aluno.

Sisfies Aluno

O FIES tem um funcionamento interessante. Através do fundo, o valor da mensalidade dos alunos é financiado, pela metade ou integralmente. Isso significa que você não precisará pagar o valor integral do seu curso ou até mesmo valor nenhum enquanto estiver se formando. Só após a sua conclusão é que você começará a pagar.

O que é o Sisfies Aluno

Com o avanço da tecnologia, e visando tornar o financiamento estudantil ainda mais simplificado, o governo investiu em um site exclusivo para o FIES. A plataforma Sisfies Aluno é um espaço simples, livre de burocracia, que permite aos estudantes conhecer melhor o Fundo de Financiamento Estudantil, concorrer a das vagas abertas no programa e muito mais.

Em linhas mais técnicas, pode-se dizer que o Sisfies Aluno é um sistema informatizado utilizado pelo FIES para se comunicar com os estudantes. Mesmo que você não tenha conseguido o financiamento ainda, poderá acessar o site para conhecer informações importantes, como o funcionamento, prazos, instituições participantes e muito mais.

Todo o sistema foi criado pela Diretoria de Tecnologia do Ministério da Educação, com vistas a simplificar o acesso ao financiamento estudantil. Acontece que muitas pessoas ainda não conhecem esse sistema. Se você é estudante, vale a pena acessar e navegar entre as várias opções disponíveis no site para se familiarizar.

Como funciona o FIES

Assim que o aluno ingressa em um curso de ensino superior por alguma universidade privada, deve arcar com todos os custos envolvidos. As mensalidades da maioria dos cursos são altas e podem acabar pesando no bolso dos alunos. Muitos desistem antes de concluir a formação por falta de condições de continuar pagando.

Pensando nisso o Governo Federal desenvolveu um programa de incentivo à formação superior. Os alunos contemplados pelo financiamento não pagam a mensalidade ou pagam apenas a metade durante a formação. Esses alunos só começam a pagar quando concluem o curso. Ou seja, depois de já terem condições para se inserir no mercado de trabalho.

O programa, através da plataforma Sisfies Aluno, está ajudando milhares de estudantes a alcançar a formação superior. Depois de seu surgimento, aumentou muito o número de brasileiros com formação de qualidade, o que é ótimo para o país.

Serviços oferecidos no Sisfies Aluno

Ao acessar o site do Sisfies Aluno, você terá acesso a várias informações importantes sobre esse programa. Sem falar que o cadastro e inscrição também podem ser feitos pelo site. Se você deseja conseguir um financiamento estudantil, esse é o lugar perfeito.

Confira o que você pode fazer dentro do portal Sisfies Aluno:

  • Saber o que é o FIES e como ele funciona;
  • Se inscrever para ter o financiamento estudantil;
  • Simular o financiamento estudantil;
  • Se informar sobre Legislação vigente, em especial a legislação do FIES;
  • Renegociar possíveis dívidas;
  • Atualizar suas informações cadastrais.

Outro serviço interessante disponibilizado no site do Sisfies Aluno é o abatimento de até 1% do valor para médicos ou professores. Essa opção está disponível na página principal da plataforma. Se você se encaixa em uma dessas categorias profissionais, não deixe de conferir.

Como acessar o Sisfies Aluno

Se você se interessou por todos esses serviços e funcionalidades disponíveis no sistema informatizado do FIES, deve estar se perguntando como funciona o acesso. Primeiro é preciso levar em conta que a plataforma possui duas partes, uma pública e uma reservada para alunos já cadastrados.

Ao acessar a página principal do Sisfies Aluno você poderá ver as informações gerais e explicativas, como o que é o FIES, como funciona o programa, como se inscrever e também fazer uma simulação do valor da simulação, através do próprio site.

Agora, se você deseja se inscrever, acompanhar a sua situação cadastral, ver se existem débitos, renegociar possíveis valores em atraso e muito mais, deverá estar registrado no sistema. Os dados de acesso são os pessoais, como CPF e senha previamente cadastrados.
Vale a pena utilizar o sistema do Sisfies Aluno?

Muitos alunos de cursos superior ficam em dúvida se vale ou não a pena optar pelo financiamento estudantil. Para aqueles que possuem condições de pagar o valor da mensalidade, é melhor pagar. Tanto é que o FIES foi pensado para atender apenas os alunos mais necessitados, o que é verificado no processo seletivo.

Agora que você já sabe o que é o Sisfies Aluno e como funciona esse espaço, poderá aproveitar ao máximo as suas funcionalidades. Se você já possui o financiamento, acesse e confira a sua situação. Caso não tenha, use o portal para se inscrever e aproveitar os benefícios desse programa.

Leave a Reply