UAB Educação a Distância: Como Funcionam os Cursos?

Já pensou em conseguir estudar de forma completamente gratuita e sem sair de casa? Essa é a oportunidade oferecida pela UAB Educação a Distância (Universidade Aberta do Brasil), uma das maiores plataformas de vagas de estudo do Brasil. Descubra agora como funcionam os cursos da UAB Educação a Distância. Fique por dentro de como conseguir uma das vagas abertas e invista no seu futuro profissional.

UAB Educação a Distância

Os cursos na modalidade EaD (Educação à Distância) estão cada vez mais populares, ajudando milhares de pessoas a conseguir uma graduação. Além de não existirem custos com mensalidades, os cursos podem ser feitos de forma integral pela internet, com garantia de formação de qualidade. A UAB (Universidade Aberta do Brasil) é pioneira nesse segmento.

Apesar de não ser uma instituição muito divulgada, os cursos da UAB Educação a Distância são reconhecidos pelos órgãos competentes. Por isso vale a pena dar uma olhada na plataforma, nas vagas disponíveis, na forma de inscrição e nos prazos para concorrer.

Como funciona a UAB Educação a Distância

Para possibilitar a distribuição de vagas em cursos de nível superior a UAB Educação a Distância mantem parceria com centenas de universidades públicas. As vagas são oferecidas preferencialmente para candidatos que normalmente não conseguem vagas pelos sistemas tradicionais, como o Enem e Prouni. Todos os cursos oferecidos são na modalidade à distância,
Outro ponto importante é que o foco dos cursos da UAB Educação a Distância são os professores, dirigentes e demais trabalhadores que atuam na rede pública de ensino, seja dos municípios, Estados ou Distrito federal. Dessa forma a plataforma permite que essas pessoas consigam se profissionalizar e adquirir cursos de nível superior. No entanto, o público em geral também pode participar da seleção.

Muitas vezes os professores e servidores da rede pública de ensino não possuem grande qualificação. Dessa forma a UAB Educação a Distância permite que essas pessoas tenham a chance de se graduar. O MEC incentiva o trabalho realizado pela UAB Educação a Distância.

No modelo de educação à distância, diferente do ensino tradicional, os alunos podem estudar de onde estiverem. As aulas acontecem pela internet, seja por meio de vídeos ou de transmissões online ao vivo. Em alguns casos é preciso realizar provas presenciais, com horários e datas previamente marcados.

Apesar da aula ser virtual, o nível de ensino é o mesmo das aulas presenciais. Sem falar que os cursos da UAB Educação a Distância são ministrados por instituições de ensino superior de qualidade. Dessa forma, todos podem ter uma educação superior acessível.

Cursos do UAB Educação a Distância

Está na hora de entender melhor como funcionam os cursos da UAB Educação a Distância. Como mencionamos, essa instituição possui parceria com diversas instituições de ensino superior. O contato é realizado entre essas instituições e os governos, tanto dos estados quanto dos municípios.

Isso significa que os cursos são ministrados pelas instituições parceiras e não pela UAB Educação a Distância. A plataforma cuida apenas da parte operacional, distribuindo as vagas e alocando os candidatos.

Vale destacar também que os cursos oferecidos pela UAB Educação a Distância são gratuitos. Todos eles realizados através de universidades e faculdades públicas de ensino superior devidamente reconhecidas pelo MEC. Dessa forma os candidatos não precisam se preocupar com mensalidade, nem com nenhum custo para a conclusão do curso.

O processo de seleção, assim como ocorre nas universidades tradicionais, ocorre por meio de vestibular. Os candidatos devem se inscrever dentro do prazo correto para concorrer às vagas abertas na plataforma. Ao todo são mais de setecentas opções de formação superior, incluindo especialização, licenciatura, bacharelado, doutorado e mestrado, além de cursos tecnólogos.

Principais cursos da UAB Educação a Distância

E se você tem curiosidade sobre quais cursos são oferecidos pela UAB Educação a Distância, vamos listar alguns. Os mais procurados são Matemática, Filosofia, Pedagogia, Química, Gestão em Saúde, Ciências Sociais e Administração. Além destes existem vários outros, todos disponíveis para consulta na plataforma.

Como o público-alvo principal da UAB Educação a Distância são os professores de escolas públicas, a maioria dos cursos oferecidos são na área de educação. No entanto, existem opções para todos os gostos. Para concorrer a uma das vagas é preciso fazer inscrição diretamente na instituição de ensino que está oferecendo o curso.

Agora que você já sabe como funcionam os cursos da UAB Educação a Distância, está na hora de acessar o site e conferir a lista de vagas abertas. Não existe prova específica para conseguir as vagas, devendo os candidatos se informar sobre os requisitos de cada uma das instituições parceiras.

Leave a Reply